7 erros digitais destaque

7 erros a evitar na sua marca digital

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Tempo de leitura: 4 minutos

Uma forte presença nas redes sociais pode ser um grande benefício para o seu negócio. No entanto, enquanto algumas pessoas têm um talento especial para construir uma marca digitalmente, a maioria das pessoas passa por um período de tentativa e erro até aprenderem o que funciona e o que não funciona. Há muitos componentes diferentes envolvidos para que você tenha uma presença digital de sucesso.

Algumas das armadilhas mais comuns incluem:

1. Falta de planejamento

Ser organizado é uma das qualidades mais importantes para construir uma marca digitalmente relevante. O seu plano tático do dia-a-dia requer planejamento e questionamento crítico. Antes de iniciar uma campanha, como por exemplo o anúncio do seu novo negócio ou se tornar especialista de um assunto, é crucial ter uma descrição passo-a-passo de como você pretende promovê-lo. Muitas vezes, as campanhas não performam, porque não houve planejamento adequado e o que é mais lamentável, não foi embasado em fatos e dados. Sempre revise o seu plano antes de colocá-lo em ação.

2. Publicação em excesso

Ao postar excessivamente seus leitores veem seu conteúdo como spam. A postagem em excesso reduz o valor de cada post. Isto se aplica a redes sociais como o Facebook, por exemplo, postagens em excesso acabam “poluindo” a timeline da sua base, em caso do usuário ocultar sua publicação o conteúdo perde relevância e alcance orgânico.

Por isso, ao ser mais seletivo com seu conteúdo isso lhe permitirá investir mais tempo e esforço em fazer cada postagem se destacar, o que fará com que seu público fique mais envolvido.

Por isso, ao ser mais seletivo com seu conteúdo isso lhe permitirá investir mais tempo e esforço em fazer cada postagem se destacar, o que fará com que seu público fique mais envolvido.

Acredite, Menos É Mais!

3. Alta performance 100% do tempo

É muito difícil você manter o mesmo nível de excelência em todas as postagens, com o mesmo alcance e engajamento. Assim como no futebol, é impossível fazer gol 100% do tempo. Haverá inevitavelmente campanhas que não executam bem e quando isso acontecer, você precisará entender o motivo do por quê não performou. Não cometa o erro de desperdiçar mais tempo e energia em algo que claramente não está em sintonia com o seu público. Em vez disso, faça uma avaliação para descobrir o motivo da não performance do post ou campanha e que lições você pode aprender para a próxima vez; o erro faz parte do aprendizado que deve ser perene.

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4. Estar em todas as redes sociais não significa presença digital

Você não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, por isso não se estresse tentando promover sua marca em todas as plataformas. Em vez disso, você deve direcionar seu conteúdo para duas ou três plataformas, onde são susceptíveis de obter mais leitores e engajamento. Determinar quais plataformas dependerá em grande parte do seu público alvo. Um exemplo, é uma marca que se dedica a sete plataformas diferentes, embora a maior parte do valor gerado vem de uma ou duas redes, com isso naturalmente será eliminada as perspectivas menos promissoras, para que você possa dar mais atenção para o que te traz mais retorno.

Por isso, certifique-se de investir esforços nos seus maiores impulsionadores para garantir que suas campanhas e conteúdos recebam a devida atenção e relevância da sua presença digital.

5. Tentar agradar a todos

Tentar a todo custo ganhar a simpatia do seu leitor pode ser perigoso. É praticamente impossível fazer com que todos concordem e se identifiquem com você, este princípio da vida real também se aplica a construção de sua marca digital. A medida que sua marca cresce e mais pessoas leem seu conteúdo, os comentários negativos são inevitáveis. De fato, há pessoas que investem seu tempo apenas com críticas pouco construtivas, conhecido popularmente como trolls e haters. Nesse caso, o curso mais inteligente de ação é fazer o seu melhor para resolver o problema, aprender com ele e seguir em frente.  Um aspecto crítico e existente em função da Internet é a efetiva participação (online) dos consumidores, os quais deverão dizer o que deve ser mudado e/ou incluído em sua marca.

6. Interação com a rede

Se você está promovendo apenas o seu conteúdo e não está dedicando o seu tempo para apoiar outros profissionais na sua rede, as chances são pequenas de outros influenciadores te ajudar na divulgação do seu conteúdo. Além disso, é importante reconhecer a diferença entre participar ativamente (participar de conversas, retweeting de conteúdos relevantes, etc.) e entre o promotor de tudo o que há na rede, como por exemplo, o uso indiscriminado de hashtags, se preocupar mais com a autopromoção do que realmente com seu público alvo, dentre outros.

7. Foco na quantidade, não é qualidade

Muitas marcas estão mais preocupadas em aumentar o número de  seguidores no Twitter e fãs no Facebook, ao invés de criar uma estratégia eficaz voltada para o seu público alvo. Esta é uma armadilha fácil de cair; o número de likes em sua página do Facebook, por exemplo, são fáceis de controlar, mas é uma métrica que está se tornando cada vez menos significativa, pois é necessário avaliar outros fatores, ademais o resultado efetivo que esse like trouxe para a sua marca. Um público fiel, despojado e qualificado, é duas vezes mais valioso do que um grande público pouco engajado com sua marca.

Embora antigo o ditado: “Quantidade não é Qualidade” aqui deve não só ser lembrado e aplicado como forma de “garantir” a Excelência de sua marca ainda que isso exija um elevado grau de atenção, estresse e o que é pior irá demandar uma inexorável e inquietante convivência com realidade cada vez mais incerta junto à sua presença digital.

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Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
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