O Agritech Show reúne as melhores startups brasileiras, difundindo negócios que apostam na inovação e na disrupção.

Agritech Show: toda a tecnologia para o campo em um só lugar

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 3 minutos

O aumento na produtividade é um dos principais fatores para os bons resultados obtidos pelo agronegócio. Na vanguarda do mercado mundial, o Brasil tem alavancado sua produtividade usando a tecnologia, em especial a oferecida pelas startups do setor, as agritechs. Para proporcionar o acesso a esses serviços especializados e estimular o uso da tecnologia no setor, o Excelência em Pauta está lançando o Agritech Show.

Centro de informações sobre produtos e serviços para o agronegócio, o Agritech Show aproxima prestadores e contratantes. Espaço de fomento, dissemina conteúdo e experiências de sucesso no campo. O showcase é complementado com os artigos publicados aqui no blog, incentivando a busca das melhores soluções.

O Agritech Show reúne as melhores startups brasileiras, difundindo negócios que apostam na inovação e na disrupção. Funciona ainda como um arranjo produtivo, proporcionando a interação entre as empresas do setor. Além de pesquisar o showcase, o usuário pode receber por e-mail informações sobre as novas iniciativas do hub.

Por que reunir agritechs?

Mesmo com as dificuldades da economia nacional, o agronegócio comemora resultados em 2017. O segundo trimestre marcou crescimento de 14,9% no PIB da agropecuária sobre o mesmo período do ano passado. As instituições financeiras também vêm aumentando suas carteiras voltadas ao setor. As agritechs têm sido responsáveis por boa parte desses ganhos, oferecendo ferramentas que maximizam o desempenho da produção.

Em um mercado tão amplo e cheio de novidades, pode ser difícil encontrar a melhor solução para cada negócio. A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) estima que hoje existem duas centenas de startups ligadas à agricultura no país. Assim, o Agritech Show ajuda os empresários do agronegócio a localizar agritechs que possam oferecer o serviço buscado.

As startups oferecem novas oportunidades de tecnologia, inovação e produtos que que promovem o crescimento sustentável no campo. Rendimento, escalabilidade, eficiência e a rentabilidade são alguns dos benefícios oferecidos pelas agritechs. São úteis em todos os setores do agronegócio, da horticultura à pecuária, incluindo também a aquicultura.

Entre as ferramentas disponibilizadas, está o uso de drones, sensores e Internet das Coisas. Para a agricultura de precisão, previsões de tempo, pragas e doenças, além de gestão do solo e de recursos hídricos e energéticos. Produtos que utilizam inteligência artificial, robótica e biotecnologia também estão no catálogo do Agritech Show. Serviços paralelos, para a cadeia de suprimentos e logística, reúnem instrumentos de business intelligence e Big Data.

O Agritech Show reúne as melhores startups brasileiras, difundindo negócios que apostam na inovação e na disrupção.

Agritech Show como arranjo produtivo

A busca pela excelência operacional passa pela integração entre pessoas, gestão e tecnologia. Assim, diferentes atores são responsáveis por medidas que vão levar uma empresa ao aumento de produtividade. No campo, essa equação é fundamental, uma vez que o setor envolve negócios de alto volume e impacto financeiro. No entanto, nem sempre é fácil orquestrar esses elementos.

Como um dos maiores players do setor no mercado mundial, o Brasil precisa adequar-se e atender aos padrões internacionais. Esse desafio pode ser mais facilmente superado por meio de sistemas de produção colaborativa, que reúnam as melhores soluções em cada vetor. O uso da biotecnologia, por exemplo, tem a possibilidade de interagir com ferramentas de business intelligence já consolidadas na indústria. A metodologia Lean ajuda a organizar a casa para a aplicação de instrumentos da agricultura de precisão.

É por isso que o Agritech Show se estrutura como um arranjo produtivo, de fomento à interlocução entre empresas diversas. A cooperação de diferentes expertises acelera a competitividade ao congregar as melhores soluções de cada especialista. Combinando competências, proporciona que as empresas envolvidas se façam pioneiras no aproveitamento de novas oportunidades.

Por meio da articulação de conhecimento tácito, o Agritech Show também promove cooperação e aprendizagem. É, assim, um hub de soluções completas para o agronegócio, que dá espaço para as empresas nacionais terem proveito com o melhor da tecnologia mundial, produzida aqui mesmo no Brasil.

Empresário do agronegócio: conheça o Agritech Show e mantenha-se informado sobre o que há de mais inovador em tecnologia para o campo! E se você faz parte de uma startup do setor, reúna seu negócio ao Agritech Show!

Interessado em excelência operacional no agronegócio? Fale com a gente e siga nossos posts no Facebook.

Edição: Svendla Chaves – jornalista

Imagem: Herney Gómez/Pixabay

 

Conquiste a
Excelência Operacional

E-book:
Excelência no Agronegócio

BAIXE AGORA

Agritechs do Brasil
Um showcase com as startups que estão trazendo inovação e disrupção ao agronegócio no país!

Acesse e conheça!

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Energia solar leva excelência ao agronegócio - Excelência em Pauta Recent comment authors
newest oldest most voted
trackback

[…] de grãos em silos. Conforto animal e sistemas de ordenha também obtêm benefícios com a tecnologia, bem como resfriadores para produção leiteira e cercas elétricas para manejo de gado. A energia […]