Blockchain registra transações de forma segura e confiável

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma das melhores facilidades relacionadas ao dinheiro é a simplicidade nas transações, a qual você apenas comercializa o que é de seu interesse, onde ninguém pergunta seu nome, endereço, número de telefone, data de nascimento ou salário, dessa forma o dinheiro proporciona confiança instantânea entre o comprador e o vendedor.

Você deve estar se perguntando, mas qual é a novidade? O blockchain é uma nova tecnologia que dá suporte ao Bitcoin, ou seja, ele registra transações e a entrada da contabilidade financeira. O blockchain é uma poderosa ferramenta que pode ser usada nas cadeias de suprimentos desde fornecedores até as linhas de transporte e transmissão.

Nesse sentido, o Bitcoin surge com a intenção de facilitar as transações bancárias, visto que uma transação feita com cartão de crédito exige uma infraestrutura complexa para garantir que as operações sejam rápidas, confiáveis e seguras, além de um custo elevado por cada operação, podem demorar vários dias.

Mais simples e mais barato

Alguns teóricos afirmam que o Bitcoin, moeda digital, vai significar o fim dos bancos, outros veem essa tecnologia como um forte veículo financeiro para os criminosos. A história do Bitcoin é bem conhecida: começou quando Satoshi Nakamoto – nome usado pelo inventor, cuja identidade real é ainda incerta – dissipou a ideia de moeda digital por meio de uma lista de e-mails relacionadas a um fórum de discussão de ativistas, que acreditavam que a criptografia poderia trazer uma mudança social e política ( “cypherpunks”).

Com isso, o Bitcoin começou a ser negociado em 2009, com uma taxa de câmbio em relação ao dólar de US $ 0,0007 por Bitcoin. Atualmente, o valor do Bitcoin em circulação é de US $ 6 bilhões de dólares.

Desde o seu início, o Bitcoin teve forte adesão pelos ideias liberais, visto que é uma tecnologia, essencialmente, de verificação e registo de operações sem uma autoridade central, ou seja, ele derruba o princípio básico de sistemas de pagamento: ter uma central, ter um contador confiável que armazena e valida todas as operações, além dos tradicionais sistemas de pagamento.

Por isso, o Bitcoin se tornou uma poderosa ferramenta para transações bancárias com segurança criptográfica e se tornou a primeira moeda digital bem sucedida, pois permite que o usuário transfira propriedades digitais para outro utilizador da Internet, de modo seguro e confiável.

Tradicionalmente, a indústria financeira tem tentado resolver o problema de criar empatia, agindo como um intermediário de confiança entre indivíduos e empresas que não conhecem uns aos outros. Com o surgimento do Bitcoin, isso abalou o modelo de negócio tradicional, a tecnologia surge então como um facilitador dos negócios, pense como exemplo na relação da Amazon e as livrarias ou Uber e os táxis.

blockchain-registra-transações-de-forma-segura-e-confiável

Transformar o setor financeiro

A tecnologia blockchain do Bitcoin pode ser usada para transformar o setor financeiro, reduzindo o tempo para as transações bancarias. Contudo, a lista de usos é ainda maior, o blockchain, por exemplo, poderia ajudar a melhorar a transparência nas auditorias ou em comércios de baixa transação.

O jogo com o blockchain está apenas começando e em verdade, proporcionalmente ao impacto a ser gerado, poucos ainda sabem em relação a esse assunto sendo que a área financeira num primeiro momento é aquela junto à qual mais benefícios são percebidos, o que por outro lado eleva a “tensão” entre CFOs e profissionais da área.

De forma simplista e sem muitos detalhes o que provavelmente levaria a escrita de inúmeros outros posts, assim podemos resumir:

Blockchain é um tipo de banco de dados distribuído que armazena uma contabilidade permanente e à prova de falsificação dos dados da transação, e uma vez que distribui o controle através de uma rede de participantes sem servidor central algum, ou seja, não existe uma entidade única que controla os dados. Em vez disso, a tecnologia “embutida” autentica todos que apresentaram informações através de registro digital único e imutável para fornecer verificação do usuário e impedindo dessa forma a “adulteração” do mesmo.”   Além disso outros detalhes como imutabilidadeno double espending e transparência fazem dessa inovação tecnológica algo que muitos chamam de uma “nova quebra de paradigma” desde o advento da Internet tal como a encontramos hoje!

Vale ainda lembrar, para o segmento financeiro que no contexto corrente de gestão dos dados contábeis, um banco ou instituição financeira controla o sistema, suas transações e os dados atinentes. Não é apenas a sistemática operacional que fica sob a dependência (tutela) de um “sistema de terceiros”, mas toda a informação potencialmente fica à disposição de terceiros, incluindo os reguladores do governo entre outros, sem falarmos aqui na possibilidade de fraudes, desvios, corrupção e perda dos dados,  etc, etc.…  Só para estimular a discussão: as empresas de Auditoria estão “arrepiadas” com isso; coloco a aqui uma pergunta: Esse “arrepio” é de temor ou excitação pela oportunidade em questão?

O blockchain muda isso de forma inconteste!

Em tempo e sem medo de errar, podemos afirmar que o blockchain é uma poderosa ferramenta(?) que pode ser usada entre outras áreas nas cadeias de suprimentos (Supply Chain Management) e que está apenas começando, mas que já provoca um impacto considerável.

O fim do jogo blockchain não é claro, mas as organizações devem garantir que todos os seus líderes estejam no mínimo, cientes do que está acontecendo e, pessoalmente falando, não é pouco!!!

Além disso, sugiro às organizações identificar casos de uso potencial e experimentar com prova de conceito – pilotos – bem como colaborar com colegas em grupos industriais.

Um dos pontos-chave, que não é privilégio do Brasil é a carência de profissionais capacitados para o desenvolvimento de aplicações, fato esse o qual é função do estágio corrente da tecnologia, porém a busca por certificação junto à esse tema é elevada e reprimida.   Se tiver interesse sobre isso, entre em contato temos algumas alternativas!

Como Bill Gates uma vez disse: “Nós sempre superestimamos a mudança que vai ocorrer nos próximos dois anos e subestimamos a mudança que ocorrerá nos próximos dez”.

Compartilhe seus pensamentos e experiências com a gente. Quer saber mais como o Bitcoin pode te ajudar a melhorar os processos e a lucratividade da sua empresa?! Entre em contato e solicite mais informações.

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

[et_bloom_inline optin_id=”optin_4″]

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Tecnologia financeira e satisfação do cliente - Excelência em Pauta Recent comment authors
newest oldest most voted
trackback

[…] da bandeira X já não se configura como aspiração do consumidor. O pagamento em bitcoins e blockchain, Paypal, ou mesmo o uso direto do celular, facilitaram a experiência do cliente. Para as empresas, […]