Sua empresa tem cultura de BI?

Cultura de BI: em que estágio sua empresa está?

Tempo de leitura: 4 minutosPara que uma empresa de fato obtenha vantagens com business intelligence, é preciso que todos os processos atuem nessa direção. Isso quer dizer que a inteligência de dados deve estar consolidada na cultura organizacional, deve haver uma cultura de BI. Já destacamos que a gestão baseada em dados é uma tendência sem volta, sustentáculo da […]

Varejo físico precisa adequar-se à transformação digital

A tecnologia já chegou ao varejo físico

Tempo de leitura: 4 minutosVocê se lembra? Não faz muito tempo, pouco mais de uma década: comprar pela internet era algo visto com desconfiança. A natural popularização do e-commerce foi concomitante ao surgimento da dúvida sobre o futuro do varejo físico. Estariam as lojas em vias de extinção? A resposta, como já sabemos, é um sonoro “não”! No entanto, […]

Análise de simulação economiza recursos na indústria

Simulação e Lean na Indústria 4.0

Tempo de leitura: 4 minutosJá conhecemos a importância de Big Data, inteligência artificial e Internet das Coisas na transformação digital e na excelência operacional. Esses são três dos principais pilares da Indústria 4.0. Outros aspectos, no entanto, também têm impactado a produção industrial em grande medida. A análise de simulação é uma estratégia que tem crescido em utilização na […]

Por que sua empresa precisa de um BICC?

Tempo de leitura: 4 minutosO conceito de business intelligence associou definitivamente TI e estratégia. Ao longo dos primeiros anos deste século, a informação passou a ser considerada um dos principais ativos de qualquer empresa. Foi nesse período também que se desenvolveu a ideia de Centros de Competência de BI (Business Intelligence Competency Center – BICC). O termo foi difundido […]

Matriz Esforço x Impacto ajuda a priorizar ações

Matriz Esforço x Impacto: priorize suas ações

Tempo de leitura: 5 minutosA vantagem de trabalhar em equipe é ter sempre diferentes ideias. A dificuldade pode ser conjugar as diversas visões e sugestões que surgem no grupo em busca da excelência operacional. No Lean Six Sigma, a Matriz Esforço x Impacto é a ferramenta mais rápida e barata para resolver essa questão. Sua aplicação no contexto do […]

Gestão baseada em dados dá suporte confiável a decisões

Gestão baseada em dados é essencial na transformação digital

Tempo de leitura: 4 minutosO maior desafio para as empresas hoje é oferecer a seus clientes produtos inovadores – antes que a concorrência o faça. Para ter essa capacidade sem comprometer o orçamento com iniciativas frustradas, basear-se em informação segura é o caminho mais adequado. É aí que gestão baseada em dados (data-driven) dá suporte à transformação digital: com […]

Implantação do JIT depende de mudança de cultura

Quais são os desafios do sistema Just in Time (JIT)?

Tempo de leitura: 5 minutosDesenvolvido no escopo do Sistema Toyota de Produção, o Just in Time rapidamente passou a ser notado pelo setor empresarial. Sua aplicação, no entanto, ainda encontra diversos entraves, dando a impressão de ser inapropriado para muitas empresas. Essa conclusão é apressada e equivocada. Para implantar o JIT, assim como o Lean, é preciso promover uma […]

CIO: o novo papel do gestor tecnológico

Tempo de leitura: 4 minutosJá não se pode pensar no CIO (do inglês, Chief Information Office) como um diretor de informática, responsável apenas por administração de recursos. Com a transformação digital, os gestores de tecnologia se tornaram figuras estratégicas dentro das organizações. Embora siga encarregado de hardwares e softwares, hoje o CIO é um dos principais executivos de qualquer […]

Setor automotivo: quem não inovar vai ficar no retrovisor

Tecnologia altera negócios no setor automotivo

Tempo de leitura: 4 minutosO setor automotivo está preparando sua mais profunda transformação desde os tempos de Henry Ford. Mais do que simplesmente remodelar a manufatura, a mudança em curso está ressignificando a forma como entendemos a mobilidade. Essa indústria terá que recriar seus negócios ou corre risco de perder espaço para novos players. Os próximos cinco anos serão […]

Comportamento da liderança influencia desempenho da equipe

Liderança ruim, resultados ainda piores

Tempo de leitura: 5 minutosEm seu clássico livro Leadership that gets results, Daniel Goleman apontou que o estilo da liderança pode ser responsável por 30% do desempenho da empresa. Isso por si só já justifica a forte atenção que as organizações devem dedicar ao comportamento de seus executivos. Adicionalmente, o comportamento dos chefes pode afetar a saúde e a […]

Inteligência artificial no marketing é porta para o futuro

Inteligência artificial no marketing: o futuro já chegou

Tempo de leitura: 4 minutosQuando se fala em inteligência artificial, pensamos em um cenário futurístico, cheio máquinas um pouco assustadoras. Hollywood nos influenciou com ideias de batalhas entre humanos e robôs, nas quais a tecnologia se volta contra seus criadores. A verdade, no entanto, é que cada vez mais a ciência facilita nossa vida, oferecendo recursos antes restritos à […]

Diagrama Espinha de Peixe ajuda a superar problemas

Espinha de Peixe: solução rápida para os desafios

Tempo de leitura: 4 minutosA Espinha de Peixe é uma das ferramentas mais utilizadas na implantação da metodologia Lean Six Sigma. Voltada para a resolução de problemas, auxilia os processos de qualidade e a manutenção de padrões na empresa. Também é conhecida como Diagrama de Causa e Efeito e Diagrama de Ishikawa, nome de seu criador, Kaoru Ishikawa. Trata-se […]

Avaliação de desempenho precisa estar conectada à estratégia da empresa

Avaliação de desempenho também precisa de excelência

Tempo de leitura: 4 minutosToda empresa de grande porte hoje realiza ciclos de avaliação de desempenho de seus colaboradores. Essa prática costuma nortear promoções, detectar necessidades de desenvolvimento e integrar planos de liderança. Resta saber se as práticas de avaliação têm efetivamente levado a melhores resultados corporativos. Como sempre destacamos, a gestão de pessoas é elemento fundamental para alcançar […]

Você tem certeza, esta claro. Mas pode estar enganado.

Viés de confirmação: você pode estar reduzindo seus resultados

Tempo de leitura: 5 minutosViés? O viés é a tendência do profissional que realiza a análise em superestimar ou subestimar um parâmetro. Ou análises que não respeitem os princípios da imparcialidade. O viés pode ser inserido nos dados de várias formas, como por exemplo: Objetivos de negócio muito genéricos ou pouco definidos; Escolha de fontes dados baseando-se somente na […]

Estratégia de BI deve estar alinhada à gestão da empresa

10 dicas para sua estratégia de BI

Tempo de leitura: 4 minutosEstudo da Gartner apontou que 60% dos projetos de Big Data iriam falhar e ser abandonados entre 2015 e 2017. Sua empresa caiu nessa previsão? O retorno não tem sido como esperado? Na maior parte dos casos, as falhas se dão pela falta de planejamento adequado de business intelligence. A estratégia de BI deve incluir […]

Satisfação do cliente é base do Lean

Qual o impacto do Lean na satisfação do cliente?

Tempo de leitura: 4 minutosA filosofia Lean é associada à manufatura enxuta, à redução de desperdícios. No entanto, seus efeitos vão muito além da economia de recursos. Ao ser tratado como filosofia e não apenas como metodologia, o Lean tem impacto em diferentes atividades de uma organização. É uma forma de ver a empresa que produz benefícios em diversas […]

Futuro do trabalho e transformação digital

Futuro do trabalho e transformação digital: desafio de todos nós

Tempo de leitura: 5 minutosMuito esforço tem sido empregado para entender aonde as mudanças tecnológicas estão nos levando. A transformação digital, com especial destaque para o avanço em inteligência artificial, está alterando rapidamente a dinâmica do mundo laboral. Se somam a esse cenário outras tendências de forte impacto no futuro do trabalho, como a do envelhecimento da população. O […]

Prepara-se para 2018

Prepare-se para 2018 com o Excelência em Pauta

Tempo de leitura: 2 minutosO ano de 2017 foi de desafios e incertezas. Amparadas pelas mais modernas tecnologias corporativas, as companhias brasileiras conseguiram resistir ao mau tempo e agora esperam a estabilidade. Para começar 2018 bem preparado, relembre os principais destaques que apresentamos aqui.

Blockchain: é hora de confiar?

Tempo de leitura: 5 minutosEstá na moda falar em bitcoins, criptomoedas e blockchain. A acelerada valorização das moedas digitais tem colocado em questão, no entanto, se elas são uma promessa ou uma bolha. Na onda de desconfiança, o recurso de blockchain também é questionado por fatores de segurança de dados. O fato é que, seja com cautela, seja com […]

Aprender a aprender é um conceito valioso para profissionais e empresas

Você precisa aprender a aprender!

Tempo de leitura: 4 minutosO desenvolvimento tecnológico tem acelerado a popularização de bens e serviços. Enquanto as coisas estão se tornando cada vez mais baratas, o conhecimento está se fazendo mais valioso. O capital intelectual já é tão valorizado quanto o capital financeiro, pois é ele que dá suporte ao desenvolvimento. Nesse cenário, o valor de um profissional ou […]

Conecte aplicações através de APIs

Faça mais, amplie as análises, use API!

Tempo de leitura: 4 minutosO acrônimo API vem do inglês Application Programming Interface que em tradução livre significa Interface de Programação de Aplicações. Basicamente, é definida como um conjunto de requisitos de protocolo, ferramentas e padrões de desenvolvimento que possibilitam que o desenvolvedor crie soluções que conversem diretamente com outras aplicações. Com seu uso, a comunicação e a utilização de soluções diferentes são […]

Estratégia Lean: conceitos fundamentais

Estratégia Lean na prática: foco e agilidade

Tempo de leitura: 4 minutosO sistema Lean é uma metodologia destinada a promover a melhoria contínua em toda a empresa. Após o alinhamento dos objetivos corporativos, é hora de desenvolver a estratégia Lean. Muitas empresas se perdem nesse ponto da trajetória. Por onde começar? Quais passos seguir para que os objetivos sejam alcançados? Quais as mudanças prioritárias? Planos bonitos […]

Tendências de marketing digital em 2018 exigem atenção aos resultados

Sete tendências do marketing digital em 2018

Tempo de leitura: 5 minutosFinal de ano chegando, você já fechou o orçamento de marketing? As previsões apontam que 2018 vai ser um ano de consolidação de várias tecnologias e estratégias. Novos recursos de marketing digital também terão destaque, ampliando o leque de oportunidades. O desafio é compreender quais instrumentos serão úteis para cada tipo de negócio e como implantá-los de forma a mensurar corretamente os resultados. Confira quas são as principais tendências do marketing digital para 2018.

Criar o hábito de melhoria contínua é o objetivo do Kata

8 princípios para entender o conceito Kata

Tempo de leitura: 4 minutos“Kata” (forma, em japonês) é uma palavra usada em diferentes contextos. Mais conhecida no âmbito das artes marciais, designa uma sequência de movimentos. Na gestão de empresas, se popularizou pelo Sistema Toyota de Produção, como um processo para desenvolver padrões de comportamento. O objetivo do Toyota Kata é estabelecer rotinas de ensino/aprendizagem, de forma a […]

IoT: os dispositivos são mesmo inteligentes?

Tempo de leitura: 4 minutosMais de 15 bilhões de dispositivos já estão conectados à Internet das Coisas. A expectativa é de que esse número triplique até 2021, chegando a 46 bilhões de unidades, segundo dados da Juniper. Os equipamentos ligados à IoT (do inglês Internet of Things) costumam ser chamados de objetos “inteligentes”. Mas há realmente inteligência no uso […]

Lean Six Sigma na prática: método e estratégia

Tempo de leitura: 5 minutosA integração Lean Six Sigma surgiu há duas décadas com o objetivo de garantir qualidade, economia e satisfação do cliente. A metodologia obteve tanto sucesso que rapidamente ganhou espaço na indústria. Nos últimos anos, disseminou-se por todos os setores econômicos, tornando-se uma referência em excelência operacional. O que fez desse método um consenso em diferentes […]

Implantação do Lean só tem efetividade se tiver engajamento das pessoas

Por que a gestão de pessoas é indispensável para o Lean?

Tempo de leitura: 6 minutosInvestimos boa parte de nosso tempo de trabalho em organizar planilhas e fluxogramas, desenhar processos e atualizar tecnologias. O aspecto mais desafiador para alcançar a excelência operacional, no entanto, ainda é o fator humano. Para eficácia do Lean, é fundamental que a gestão de pessoas esteja alinhada à implantação da metodologia.

Empresas devem estar preparadas para o Omniconsumidor

Omniconsumidor e os novos desafios do marketing

Tempo de leitura: 4 minutosAs possibilidades de interação com o consumidor foram radicalmente transformadas a partir da popularização das tecnologias digitais. Nos últimos anos vimos o marketing digital, antes com investimentos tímidos, abocanhar os orçamentos destinados a veículos convencionais. O desafio agora é satisfazer um novo perfil de cliente: o omniconsumidor.

Kanban garante redução de custos e qualidade da entrega.

Kanban e a capacidade de reduzir custos

Tempo de leitura: 4 minutosQuando falamos de Lean e do Sistema Toyota de Produção, impossível não falar de Kanban. O Kanban é uma das bases do sistema puxado (Just-in-Time), em que a produção é determinada pela demanda, eliminando estoques desnecessários. Foca fluxo, valor e potencial de cada processo. Apesar de ser uma técnica consolidada, o Kanban ainda causa algumas […]

Novas tecnologias financeiras aumentam satisfação do cliente

Satisfação do cliente na mira da tecnologia financeira!

Tempo de leitura: 5 minutosOs serviços financeiros são um dos principais destaques hoje na relação com o cliente. A tecnologia mobile agrega mudanças profundas ao setor, e o último ano foi de consolidação dos serviços via smartphones. Esse avanço tem efeitos monumentais na satisfação do cliente e na excelência operacional – vamos explicar por quê. Tudo que fazemos, de […]

O Agritech Show reúne as melhores startups brasileiras, difundindo negócios que apostam na inovação e na disrupção.

Agritech Show: toda a tecnologia para o campo em um só lugar

Tempo de leitura: 3 minutosO aumento na produtividade é um dos principais fatores para os bons resultados obtidos pelo agronegócio. Na vanguarda do mercado mundial, o Brasil tem alavancado sua produtividade usando a tecnologia, em especial a oferecida pelas startups do setor, as agritechs. Para proporcionar o acesso a esses serviços especializados e estimular o uso da tecnologia no […]

Todas as possibilidades de seus dados

OLAP: Conceitos, desafios e evolução

Tempo de leitura: 5 minutosCada projeto de BI – OLAP é planejado buscando o máximo de acoplamento as necessidades do negócio com o máximo de desempenho. Ou seja, apresentar a verdade dos dados no tempo ótimo para o cliente. No primeiro momento os dados são tratados, regras são aplicadas, dados limpos e armazenados. Essa atividade de forjar dados brutos […]

Na filosofia Lean, os desafios se superam com aprendizagem.

O Lean pode falhar?

Tempo de leitura: 4 minutosA metodologia Lean está consolidada como instrumento altamente eficiente para incremento de produtividade, lucratividade e excelência operacional. Muitas empresas, no entanto, ainda têm dificuldades de implantá-la. Esses obstáculos significam que o Lean é uma metodologia falha? Certamente não! Começamos com um exemplo simples. Você é um bom neto e, lembrando que sua avó passa um […]

OLAP e mineração de dados são ferramentas poderosíssimas para as atividades do Seis Sigma.

OLAP, mineração de dados e Seis Sigma: tudo a ver!

Tempo de leitura: 4 minutosAs metodologias, ferramentas e tecnologias que utilizamos para a organização e melhoria de uma empresa não são estanques. É comum que modismos e setorizações acabem por limitar a utilização desses instrumentos. Para obter o máximo de resultados, esses mecanismos devem ser usados de forma integrada e sistêmica. Um exemplo de excelência é o uso de […]

Gráficos de controle oferecem mais confiabilidade à produção.

Como usar gráficos de controle?

Tempo de leitura: 3 minutosAo utilizar a estatística na gestão de negócios, garantimos resultados baseados na matemática, e não em “achismos”. O Controle Estatístico de Processos traz como principal ferramenta os gráficos de controle, instrumentos que acompanham o desempenho dos processos. Fundamentais para gestão da qualidade, os gráficos de controle são fáceis de usar, bastando conhecimento básico de estatística.

Estratégia digital deve estar alinhada aos objetivos do negócio

Estratégia digital: qual é a sua?

Tempo de leitura: 4 minutosTemos falado com frequência sobre os benefícios que os negócios podem obter com o bom uso do Big Data e da Internet das Coisas. Essas vantagens também são usadas em larga escala pelos departamentos de marketing. No entanto, para alcançar a excelência operacional, é fundamental estabelecer vínculos entre as ações executadas em diferentes planos. Ou […]

Internet das Coisas está revolucionando o agronegócio

Internet das Coisas: impactos que revolucionam o agronegócio

Tempo de leitura: 4 minutosUm lugar em que, plantando, tudo dá. Assim ficaram conhecidas as terras brasileiras desde o seu descobrimento pelos portugueses, em 1500. Isso, na verdade, já sabiam os indígenas que aqui habitavam. Nesses séculos, no entanto, a população mundial cresceu e a ciência evoluiu, demandando da natureza muito mais matéria-prima. É aí que a tecnologia vem […]

Desperdício é perda de lucratividade!

Tempo de leitura: 4 minutosÉ uma obviedade dizer que devemos combater o desperdício nos processos produtivos, bem como em qualquer atividade da vida cotidiana. Menos óbvia, no entanto, é a maneira como encaramos os desperdícios. Mais do que simples gastos, eles são devoradores de lucro. Nos atingem duplamente: ao diminuir nossas margens pelo aumento de custos e ao dilapidar […]

Disciplina é fundamental para garantir execução.

Execução: não adianta saber planejar, mas não saber fazer

Tempo de leitura: 4 minutosÉ comum nos depararmos com projetos bem planejados, que têm a infraestrutura adequada, mas que não decolam. Sei que muito tenho falado aqui que sistematizar, planejar e medir são requisitos fundamentais para a excelência operacional. Mas nada disto terá êxito se não estivermos focados na parte mais significativa de qualquer processo: a execução. O gap […]

Gestão do conhecimento tácito favorece excelência operacional

Sua empresa faz a gestão do conhecimento tácito?

Tempo de leitura: 4 minutosSabe aquele técnico em manutenção que só de ouvir o ruído da máquina já sabe qual o defeito existente? Ou aquele vendedor que tem faro para os melhores clientes? Embora esses talentos pareçam dons individuais, em geral estão associados ao conhecimento tácito. Fundamental para a gestão do conhecimento, o conhecimento tácito é aquele que está […]

Customizar não somente o estilo, mas incluir novas funcionalidades não previstas originalmente.

Descubra como a customização do ambiente de BI pode gerar mais engajamento.

Tempo de leitura: 4 minutosAo longo dos anos trabalhando com BI, observamos a velocidade com que as tecnologias evoluem para atender a customização dos trabalhos demandada pelos clientes. É fato também que, em razão das diferentes necessidades que buscamos atender, encontramos barreiras. Ou seja, há coisas que as ferramentas não fazem. Podemos citar como exemplo a quantidade limitada de […]

Conheça o método A3

Método A3: solução ágil e simples

Tempo de leitura: 4 minutosMenos é mais. Já ouviu essa frase? Ela se aplica a vários casos e tem tudo a ver com Lean Thinking (que, não por acaso, se traduz como “pensamento enxuto”). Simplificar, no entanto, não significa tornar superficial. Pelo contrário: a parcimônia pode levar diretamente às raízes de um problema. É assim que funciona o método […]

Marketing digital é aliado das vendas.

Marketing digital: 12 dicas para ter sucesso na rede

Tempo de leitura: 4 minutosDivulgar um produto ou serviço, conquistar clientes, reforçar a marca, encontrar parceiros potenciais. Essas são apenas algumas das vantagens que o marketing digital pode trazer para o seu negócio. A facilidade de acesso às ferramentas, no entanto, tem levado muitas empresas a estabelecerem estratégias equivocadas ou pouco efetivas. O grande acesso à informação e a […]

Guia completo DMAIC

O guia completo para o DMAIC

Tempo de leitura: 4 minutosNas últimas semanas apresentamos aqui no Excelência em Pauta uma série sobre as etapas da metodologia DMAIC aplicada a projetos Lean Six Sigma. Agora vamos resumir o processo por inteiro, em um guia de aplicação. Vale lembrar que, como em qualquer projeto, o DMAIC depende de engajamento da equipe, objetividade e pontualidade. Primeira etapa: Dmaic […]

DMAIC, última etapa: controlar

Tempo de leitura: 3 minutosEsta é a parte final de um projeto que segue a metodologia DMAIC dentro do contexto do Lean Six Sigma. Ao chegar nesta etapa, presume-se que todas as fases anteriores (definição, medição, análise e melhoria) tenham sido concluídas com sucesso e surtido resultados positivos. A resolução dos problemas foi definida e testada com largo índice […]

Todo o negócio caminha junto quando todos compreendem os objetivos. Compartilhe conhecimento.

Quer aumentar o sucesso de sua empresa? Utilize Analytics e compartilhe o conhecimento!

Tempo de leitura: 3 minutosEm nosso último post apresentamos, de forma simples e objetiva, técnicas que podem ser utilizadas para se evitar mal-entendidos na análise dos dados. Gostaria de relembrar a importância do compartilhamento dos resultados por todo o negócio. A divulgação dessas informações agirá como fator motivador de mudança. Compartilhe! O movimento do nosso corpo é baseado em comunicação. Temos uma […]

DMAIC, quarta etapa: improvement (implementar melhorias)

Tempo de leitura: 2 minutosChegamos à penúltima etapa da metodologia DMAIC, baseada na utilização de técnicas Lean Six Sigma. Esse é um processo que ocorre após uma árdua definição, medição e análise de dados quantitativos e qualitativos referentes à empresa, ao projeto em andamento e ao produto ou serviço final entregue para o cliente. Improve (implementar melhorias), ou simplesmente melhorar, se refere ao […]

Estatística é a única forma de compreendermos o mundo!

Por que a estatística pode salvar o seu negócio

Tempo de leitura: 4 minutosO estudo das ciências exatas, entre ela a estatística, ainda apresenta lacunas no Brasil. É comum que jovens e adultos afirmem não gostar de matemática, ou que apresentem dificuldades para compreendê-la. Ter familiaridade com os números, no entanto, é importante em qualquer atividade humana. Há cinco séculos, Leonardo da Vinci já nos mostrava o paralelo […]

Você-só-controla-aquilo-que-mede!

DMAIC, terceira etapa: analisar

Tempo de leitura: 3 minutosQuando se fala em analyze (analisar) dentro do DMAIC, entende-se que a ordem qualitativa dos problemas, bem como a sua quantidade, já foi definida nas etapas iniciais. Agora é o momento de se fazer a identificação das causas envolvendo os problemas​ prioritários. Dessa forma, serão encontradas as maneiras de se solucionar a causa de quebra no padrão de qualidade […]

Big Data: o que é e por que chegou para ficar

Tempo de leitura: 3 minutosBig Data é o termo que descreve o imenso volume de dados que impactam os negócios no dia a dia. O importante, no entanto, não é a quantidade de dados, sejam eles estruturados ou não estruturados. O importante é o que as empresas fazem com os dados que realmente são relevantes. Embora a ideia de […]