Business-Intelligence-como-alavanca-de-vendas.

Business Intelligence: 3 maneiras para você melhorar as vendas

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 2 minutos

Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Mercado é a capacidade de transformar dados em informação e informação em conhecimento, de modo a otimizar o processo da tomada das decisões empresariais.

Do ponto de vista da tecnologia da informação, podemos dizer que o BI é um conjunto de metodologias, aplicações e tecnologias que permitem uma empresa transformar os dados obtidos por meio de sistemas de informação em processos de otimização do seu negócio e consequentemente mais lucratividade.

Esse processo abrange tanto a compreensão atual do funcionamento do negócio, quanto a antecipação de eventos futuros, a fim de proporcionar informações para contribuir de forma mais eficaz nas decisões dos negócios.

A informação pode ser definida como um conjunto de dados processados, que são relevantes, visto que possuem um propósito e um contexto. Os dados podem ser de fontes externas ou internas, objetivos ou subjetivos, qualitativos ou quantitativos.

Esses dados são um fator estratégico para construir uma vantagem competitiva, fornecendo informações privilegiadas para o seu negócio como: entrada em novos mercados, promoções ou ofertas de produtos, controle de finanças, otimização de custos, planejamento de produção, perfis dos clientes, rentabilidade de um determinado produto, dentre outros. 

Por que é tão importante o Business Intelligence?

Para um negócio ser bem sucedido, é muito importante a capacidade de tomar decisões de forma rápida e precisa. Dessa forma, o BI se baseia em um conjunto de ferramentas, que facilitam os processos de extração, análise e armazenamento de dados, a fim de otimizar o processo da tomada de decisão do negócio.business Intelligence, funcionalidades, sistemas de informação, vendas, lucratividade, otimização de processos, marketing, tecnologia da informaçãoAs soluções de Business Intelligence permitem que a empresa:

  • Gerencie processos rapidamente, de forma inteligente e eficiente;
  • Responda de forma rápida às mudanças;
  • Transforme os dados da empresa em relatórios que podem ser analisados rapidamente.

3 maneiras para você melhorar as vendas

Identificar e focar em clientes de maior lucro:

Com o Business Intelligence você pode classificar seus clientes com base na frequência e valor das suas compras, com isso você pode construir um perfil preciso dos clientes mais rentáveis e assim poder focar melhor seus esforços de marketing e direcionar aos perfis semelhantes.

Gerenciar melhor as vendas dos produtos:

Com o Business Intelligence você pode gerenciar com precisão as suas vendas, como por exemplo, promoções de produtos, itens de baixa movimentação, valores atípicos, níveis de estoques e consequentemente aumentando a lucratividade do seu negócio.

Medir as ações de marketing:

BI também pode ajudá-lo facilmente a planejar, monitorar e avaliar o sucesso de suas atividades promocionais. Dessa forma, os orçamentos de marketing podem ser otimizados para que as ações sejam cada vez mais assertivas.

Nesse sentido, o Business Intelligence é uma ferramenta poderosa na otimização de processos, que pode ser usado de forma estratégica para setores como vendas e marketing. Dessa forma, aumentará o nível de serviço e de satisfação do cliente e mais lucratividade para o seu negócio.

Quer saber mais sobre como Business Intelligence pode te ajudar a melhorar as suas vendas?! Acompanhe nosso blog Excelência em Pauta

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

avatar