Como-a-tecnologia-digital-impacta-na-Excelencia-Operacional

Como a tecnologia digital impacta na Excelência Operacional?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 3 minutos

O progresso tecnológico resultou em mudanças significativas e radicais no âmbito cultural e social, além de um profundo impacto sobre os processos de negócios, visto que muitos métodos manuais foram automatizados, de forma mais eficiente, veloz e com precisão de resultados.

Nesse sentido, a cadeia de abastecimento exige respostas rápidas e inovadoras. Embora ocorra várias tentativas de melhoria dos processos de produção, muitas vezes os resultados não são satisfatórios. Isso ocorre, principalmente, porque o foco não está sobre as necessidades individuais dos negócios.

Cada processo possui sua particularidade, por exemplo o Manufacturing Execution Systems (MES) normalmente é direcionado para os processos de produção e instruções de como trabalho deve ser feito. Com isso, os sistemas MES são focados na otimização dos processos de produção.

Outro exemplo são as ferramentas de Business Process Management (BPM) que proporcionam as empresas a capacidade de minimizar os erros do processo, maximizando a confiabilidade e seus canais de receita, além da automatização dos processos de produção e obter o máximo de proveito da mão de obra e equipamentos existentes.

Com os avanços tecnológicos, as tomadas de decisões necessitam ser rápidas e precisas, por isso as empresas e seus colaboradores da cadeia de abastecimento precisam trabalhar em conjunto, se adaptando rapidamente aos diferentes cenários. A Excelência Operacional auxilia as empresas a adaptar-se às últimas tendências, minimizando o desperdício e reduzindo os custos operacionais.

Quando se trata do aspecto operacional de qualquer negócio, uma das queixas mais comuns envolve a falta de comunicação e a falta de sincronização de dados, ou seja, se as operações não forem adequadamente integradas isso pode resultar em dados imprecisos, perda de horas trabalhadas, estoques desnecessários, planejamento inadequado, errôneas tomadas de decisão, dentre outros.

como-a-tecnologia-digital-impacta-na-excelencia-operacional, produtividade, negócios, indicadores, cadeia-de-abastecimento

Mas a tecnologia digital pode impactar na Excelência Operacional?

  • Colaboração: para manter objetivos comuns e a gestão de uma plataforma unificada, onde é possível a interação e colaboração em tempo real.
  • Fluxo de Trabalho: Integração de processos e pessoas permite o controle sobre prioridades, garantindo assim um fluxo de trabalho eficiente.
  • Transparência: A tecnologia digital permite avaliar exatamente onde e como seus recursos estão sendo usados e para que efeito.

Outros benefícios da utilização dos conceitos (e ferramentas) de Excelência Operacional nas indústrias incluem a capacidade de executar processos de acordo com as necessidades específicas dos negócios, reduzindo a possibilidade de atrasos no fornecimento de materiais e a comunicação integrada com departamentos internos e com fontes externas, como clientes e fornecedores, dentre outros benefícios.

Algumas dicas para implementar novos sistemas operacionais em sua empresa

  • Comunicação interna clara: apesar da implementação das novas tecnologias e metodologias operacionais é necessário que todos os funcionários e gestores estejam cientes sobre essa nova rotina.
  • Treinamento na prática: para implementar um novo sistema operacional é necessário investir em treinamentos. Com isso, o funcionário terá tempo hábil para se adaptar ao período de transição e adaptação das novas rotinas.
  • Controle sobre o andamento: é preciso supervisionar as ações de forma a agir rapidamente quando houver falhas no seu sistema operacional, para garantir a confiabilidade das informações e o funcionamento do mesmo, ou seja, é necessário acompanhar como está a produtividade e se os recursos estão sendo utilizados da melhor forma.
  • Indicadores: uma dica é criar indicadores de produtividade dos seus funcionários para analisar o desempenho deles, isso ajudará a motivar a equipe, gerando maior produtividade para o seu negócio.

A Excelência Operacional é um dos itens fundamentais para o sucesso dos negócios e maior lucratividade. Quer saber mais sobre Excelência Operacional?!

Entre em contato e solicite mais informações.

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

 

 

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

avatar