Como-engajar-seu-publico-alvo-via-mobile

Como engajar seu público-alvo por meio do mobile?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 4 minutos

Estratégias mobile são usadas cada vez mais para atrair novos negócios, fornecer um melhor serviço e envolver os funcionários em torno de um objetivo comum. O uso da tecnologia móvel vai além das aplicações básicas como acesso ao e-mail e buscas na Internet. Ela contribui para a otimização de processos e não está limitada a fronteiras geográficas.

Uma estratégia móvel eficaz envolve:

  • Mobilidade – acesso a informação em tempo real, incluindo documentos, plataformas de apresentação de projetos, soluções de processos e auxilio no desempenho dos serviços / produtos oferecidos.
  • Conectividade – acesso aos principais especialistas e fontes de informação.
  • Ferramentas colaborativas – para a construção de um diálogo e proximidade entre o seu público-alvo e sua empresa.

Como-engajar-seu-publico-alvo-por-meio-do-mobile_MIOLO

O impacto disso junto a vários segmentos é imenso, exemplo a ser considerado e provável tópico para outro post, é a aplicação dessas estratégias mobile e porque não digitais junto ao chamado Supply Chain Management (SCM).

Como aprender mais rápido do que a sua concorrência

Imagine que uma empresa possui a capacidade de fornecer aos seus clientes informações em tempo real via mobile, como por exemplo o acesso a vendas e suporte ao cliente para o envio de documentos, propostas comerciais, dados do produto e qualquer tipo de informação relacionada ao seu serviço.

Imagine que uma empresa queira melhorar seus serviços e para isso realiza uma pesquisa de campo para coletar informações sobre o tema. No entanto, pesquisas quantitativas / qualitativas demandam muito tempo de trabalho.

Agora, considere se todos pudessem compartilhar instantaneamente novas informações, insights e novas formas de otimização dos processos para a solução dos problemas? Por meio da tecnologia móvel isso se tornou possível, pois a inteligência coletiva proporciona uma aprendizagem mais rápida e efetiva perante a aprendizagem individual.  Aqui devemos incluir de forma inconteste a participação do usuário e/ou consumidor final o qual com certeza trará ideias inusitadas, e, por inúmeras vezes simples e baratas.

Não é somente o conhecimento acadêmico que possibilita a otimização dos processos, a aprendizagem informal é também uma maneira de melhorar o desempenho organizacional e demonstra que os investimentos em pessoas, recursos e tecnologia da informação de aprendizagem podem ter um impacto positivo e direto sobre os resultados da empresa, incluindo a receita, lucratividade, satisfação do cliente e retenção de funcionários.

O aumento global no uso de sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) faz com que equipes de vendas  sejam cada vez mais eficazes.

Sistemas de CRM são projetados principalmente para acompanhar o funil de vendas e levar a conversão. Esses sistemas fornecem relatórios automatizados e eliminam uma parte do processo que demandaria muito tempo caso feito manualmente; para mais detalhes sobre esse assunto, vale investir alguns minutos para a leitura do post Business Intelligence: 3 maneiras para Você melhorar as vendas .

Por isso, as equipes de vendas devem tornarem-se mais eficientes na coleta de informações e mais eficazes para suprir as dúvidas dos compradores, clientes e prospects.   Esse tipo de observação reforça em muito o que os chamados “Mestres Digitais” já identificaram para o sucesso do seu negócio, que é a importância (vital) de um relacionamento estreito entre as áreas de TI e Comercial, a visão comum entre tais áreas gera um diferencial competitivo para essas empresas estatisticamente mais elevado (da ordem de 32%).

Mas, como isso pode ser feito?

Para isso as equipes de vendas devem aprender mais rápido do que seus concorrentes para atrair novos negócios e isso se torna possível por meio da tecnologia móvel. Um sistema móvel eficiente deve possuir todas as suas informações para efetuar a conversão, tais como:

  • Público-alvo
  • Pergunta qualitativas
  • Estratégia de venda
  • Especificações do produto
  • Configurações
  • Informações sobre a concorrência
  • Sites de referência
  • Estudos de caso
  • Estratégia de preços

Em suma, ter a informação necessária em tempo real permite maior eficiência e otimização dos processos, mas para isso a equipe necessita estar treinada para atender e fornecer suporte adequado ao cliente.

Com isso, a tecnologia móvel permite maior interação entre os colaboradores e os consumidores. Alguns fatores são a chave para o sucesso desse diálogo, composto pelos seguintes elementos interligados:

  • Facilidade de uso do aplicativo
  • Formação e capacitação dos colaboradores
  • Satisfação do cliente
  • Prestação de serviços de qualidade
  • Lealdade do consumidor
  • Maior rentabilidade

Por meio da tecnologia móvel é possível interagir em tempo real com seu cliente (mensagens instantâneas), trocar documentos de forma rápida, emitir relatórios de performance, realizar pesquisas de melhoria dos serviços, dentre outros.   Talvez o exemplo de maior destaque quanto isso seja o WhatsApp, o qual oferece algo simples, fácil, objetivo, conciso, rápido e de acordo com a demanda do cliente.

Portanto, organizações que querem ter um vantagem competitiva perante aos seus concorrentes devem usar a tecnologia móvel como parte de uma estratégia para atrair novos negócios, oferecer um melhor serviço para o cliente e envolver seus funcionários em torno de um único objetivo.

Quer saber mais sobre como atrair mais negócios para a sua empresa? Entre em contato e solicite mais informações!

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

avatar