Como-o-Lean-Manufacturing-pode-ajudar-meu-negócio

Lean Manufacturing: como “isso” pode ajudar meu negócio?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 3 minutos

O Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta pode ser útil para a otimização dos processos nas empresas. O sistema manufatureiro engloba três processos-chave: análise, produção e revisão das falhas. Tais princípios podem assim ser caracterizados:

  • Identificação e solução de problemas a partir da fonte, de forma eficiente;
  • Otimização dos recursos;
  • Foco na melhoria contínua, desempenho e excelência em seu negócio.

Isso pode ser feito por meio do Lean Manufacturing, visando a redução de custos, melhoria da qualidade, aumento da produtividade, melhor partilha de informação, operações simplificadas e trabalho em equipe focado na melhoria dos processos, sem abrir mão da qualidade e, sempre que possível, na Lucratividade!

Com isso, é possível criar novas formas para reduzir os custos do seu negócio e minimizar os riscos das operações. Muitas vezes, algumas das etapas do processo podem ser eliminadas ou combinadas para alcançar um resultado mais eficiente e com mais qualidade.

Lean Manufacturing: algumas formas de aplicação em seu negócio

  • Kaizen ou “mudança continua” é um dos pilares do Lean Manufacturing ao concentrar-se de forma eficaz na melhoria e eficiência de todos os processos.
  • Combinação do Lean Manufacturing com ferramentas (Estatística) de melhoria de processos de negócios – Lean Six Sigma.
  • Foco no cliente, atividade centrada e dirigida para agregar valor e resultado, de forma eficaz e eficiente.

Para isso, é necessário avaliar o seu negócio e definir um objetivo:

  • Qual é o seu nicho e especialidade que faz você se destacar dos concorrentes? Identifique e estabeleça as vantagens competitivas para seus funcionários, parceiros e clientes.
  • Quão forte é a sua marca?
  • Como você  pode minimizar os custos do seu negócio?

Como-a-manufatura-enxuta-pode-ajudar-meu-negócio

Manufatura Enxuta: 5 dicas simples para usar em sua organização

  1. Mantenha os canais de comunicação abertos;
  2. Capacite os seus funcionários;
  3. Seja transparente e honesto em todos os processos e comunicações;
  4. Identifique seus objetivos, propósitos e informe todos da empresa para que eles tenham a mesma linguagem sobre a organização;
  5. Estabeleça canais de comunicação para que todos tenham oportunidades para feedback.

A implementação de um sistema de métricas e processos de monitoramento são essenciais para acompanhar o progresso da sua empresa e os pontos que devem ser melhorados. Embora alardeado “aos 4 cantos da terra”, um bom sistema de métricas embora tenha como premissa ser simples, não é algo trivial a ser implementado sendo que os chamados “Mestres Digitais” e as empresas também denominadas data-and-Analytics-driven-Organizations, têm na sua estrutura hierárquica algo que ainda em seus primórdios que é a Governança de Dados.

A Manufatura Enxuta é mais do que uma ferramenta, é um pensamento “contraintuitivo”, baseado em análises estatísticas e aplicação de processos transacionais, os quais melhoraram os processos e a eficiência da sua empresa, proporcionando um serviço de maior Qualidade.

Com o Lean Manufacturing sua empresa pode se manter mais competitiva, lucrativa e ágil, com o menor custo para a organização e para os fornecedores, ou seja, minimiza os desperdícios de forma sustentável e flexível as mudanças. É algo que podemos caracterizar como a “Solução para as Empresas e Clientes: o Ganho Mútuo” via práticas e métodos quantitativos e qualitativos incontestes.

A Internet possibilita que por meio do Lean Manucturing seja possível coletar diversos dados sobre o seu público alvo, serviços e produtos, o quais tratados adequadamente irão gerar Lucratividade e Satisfação recíproca, ou seja à Empresa que as aplica e aos Clientes que se beneficiam da alta Qualidade dos produtos e/ou serviços adquiridos – o Ganho Mútuo!.

O Marketing Digital possibilita analisar todo esse cenário o qual sua organização está inserida e auxilia nas tomadas de decisões sobre os produtos e esforços a serem investidos, o qual deve ter como premissa básica o apoio do C-Level!

Quer saber mais sobre como atrair mais negócios para a sua empresa?

Entre em contato e solicite mais informações!

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

 

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

1 Comentário em "Lean Manufacturing: como “isso” pode ajudar meu negócio?"

avatar
newest oldest most voted
trackback

[…] para alcançar a excelência operacional, no entanto, ainda é o fator humano. Para eficácia do Lean, é fundamental que a gestão de pessoas esteja alinhada à implantação da […]