Como-o-Storytelling-ajuda-na-conversão-do-meu-site

Como o Storytelling ajuda na conversão do meu site?

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 3 minutos

Já dizia o velho ditado, “o conteúdo é rei”. Há diversas e diferentes maneiras para a comercialização da sua marca. No entanto, o branding se fortalece com um conteúdo eficaz e convincente, o que aproxima sua empresa de seus clientes, gerando leads e eventualmente aumento de conversão.

Mas, como fazer isso?

  1. Conexões

    Transpor as barreiras tecnológicas é um desafio e para se aproximar do seu público-alvo uma das estratégias é o Storytelling. Contar sua própria história proporciona maior empatia e interação com seu público. É típico do ser humano dar mais crédito às informações com base na experiência de quem a vivenciou.

  2. Altruísmo

    Por meio do conteúdo é possível identificar as necessidades do seu público, o que te permite criar soluções para ajudá-los, gerando confiança e credibilidade.

  3. Motores de busca

    Certifique-se de que todo o seu conteúdo foi otimizado para os motores de busca. Search Engine Optimization (SEO) é extremamente importante para o seu negócio. Se o seu conteúdo é otimizado, as pessoas vão encontrá-lo mais facilmente, o que te permite construir laços com suas conexões.

    O que você está comunicando possui senso de urgência, clareza e relevância. Isso significa que a informação que você oferece é muito valiosa para a outra pessoa. Por isso, o conteúdo deve ser bem escrito, claro e conciso.

  4. Call to Action

    Você pode incluir uma chamada de ação em todo o conteúdo que você postar, dessa forma a pessoa consegue interagir por mais tempo com sua empresa.

  5. Crie um personagem

    Não basta falar sobre uma empresa, humanizar o conteúdo faz sua história ser mais real e constrói conexões entre sua empresa e seu público.  Vale o provérbio de Confúncio:”Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e eu me lembrarei. Envolva-me e eu entenderei.”

  6. Crie soluções

    Não gaste muito tempo descrevendo o que você ou seu produto faz. Embora isto possa parecer interessante para você, o seu público tende a valorizar a solução oferecida e como você será capaz de aplicá-la bem como benefícios que a mesma pode trazer, no que diz respeito a custos, prazos e simplicidade.

Como-o-conteúdo-ajuda-na-conversão-do-meu-site

Dicas do que NÃO fazer

  1. Encobrir um problema

    Se sua empresa tem um problema seja ele gerencial ou financeiro, uma boa história só vai ocultá-lo por um breve momento, por isso é necessário foco na solução.

  2. Promessas

    Se a sua empresa faz promessas que não pode cumprir, a sua narração será permeada por mentiras, o que fará você perder a credibilidade, confiança e valor.

  3. Má experiência

    Sua história pode te trazer novos clientes. No entanto, se estas novas pessoas experimentam um mau serviço, eles não voltarão. Nesse caso, planejamento e fundamental para que o cliente tenha uma boa experiência do começo ao fim do processo.  Vale ressaltar aqui um outro conceito, o qual de alguma forma está relacionado com a experiência do consumidor, que é a concepção de usabilidade ou UX (user experience); visite o post Utilizando o Business Intelligence como Ferramenta para UX DESIGN.

  4. Não insista em um coisa “viral”

    Uma verdadeira experiência “viral” na Internet é difícil de criar. As poucas campanhas de Marketing, que se tornaram virais geralmente não geram lucros para as empresas envolvidas, mas ajudam no branding e a criar empatia com seu público, por isso procure histórias genuínas.

    Boas histórias te ajudarão a conectar pessoas e construir comunidades em torno de sua empresa. A melhor maneira de expressar a história é por meio do Storytelling. Para isso, suas histórias devem ser verdadeiras para que os laços entre público-alvo e empresa rendam bons frutos.

    Quer saber mais sobre como o Marketing Digital pode te ajudar a criar empatia com sua empresa?!

    Entre em contato e solicite mais informações!

    Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

avatar