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Como obter ROI com Marketing Digital?

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Tempo de leitura: 3 minutos

Atualmente, muitas empresas investem uma quantidade significativa em Marketing Digital, com o objetivo de maximizar a lucratividade. Com isso, o chamado Retorno Sobre o Investimento (ROI) desempenha um papel importante quanto aos resultados obtidos com as campanhas de Marketing Digital.

O ROI não se trata apenas da mensuração dos resultados, ele permite que as empresas obtenham insights sobre o desempenho e rentabilidade provenientes do seu plano de marketing.

Por isso, é importante planejar, analisar e mensurar os resultados. Com isso, você pode reavaliar, rever e reformular seu gerenciamento de projetos e estratégias digitais.  Se quiser mais informações sobre esse assunto visite o post: Eu quero ver o ROI!  do meu “guru” –  Neviton Santana.

Um dos pilares daquilo que designamos como Excelência Operacional e no sentido mas abrangente Excelência, é a mensuração ou melhor, a capacidade de transformar nossa percepção e sentimentos em relação ao que nos impacta (desejos, hábitos de consumo, frequência de visitas, cheiro, número de reclamações por exemplo!!!), em algo tangível e que nos possibilita a melhor tomada de decisão ou se preferirem, gerar resultados consistentes e claro, de forma simples, objetiva e fácil; tente!  Vale a leitura (em Inglês do livro: Keeping Up with the QuantsTom Davenport).

Existem diversas ferramentas que te permitem avaliar o ROI da sua empresa e otimizar sua estratégia de Marketing Digital, como:

Um ponto muito importante da conversão é o seu site, pois é a primeira impressão que as pessoas terão do seu negócio digital. Para criar uma página de destino agradável, você deve:

  • Criar título e subtítulo atrativos
  • Usar um layout que esteja alinhado a sua empresa
  • Destacar as áreas relevantes de conversão

Algumas técnicas podem te ajudar a melhorar o ROI da sua empresa, como:

  • Palavras-chave e técnicas de Search Engine Optimization (SEO)
  • Analise de relatórios
  • Banners de conversão, pois chamam a atenção do usuário

As empresas conseguem atrair clientes por meio do conteúdo, por isso é necessário, primeiramente, identificar o seu público alvo para canalizar seus recursos e investimentos para as pessoas certas.

Você pode usar o Google Analytics, por exemplo, para identificar a localização, idade e hábitos de consumo do seus visitantes e com isso verificar novas oportunidades de negócio e potencializar sua estratégia online.

Uma estratégia bastante utilizada é o Marketing de Conteúdo. Há diversas formas de conteúdo que podem ser atrativas e engajar o seu público como: infográficos, artigos, podcasts, vídeos, dentre outros. Ao fornecer valor real por meio do conteúdo, você pode aumentar o número dos leitores, construir fidelidade à marca e consequentemente aumentar as vendas.

Rede Social um ponto muito importante para ser trabalhado, visto que por meio dela você pode conversar diretamente com seu público alvo, lembre-se de:

  • Criar conteúdos diferentes para cada plataforma
  • Criar conteúdos focados no cliente
  • Fornecer informações relevantes para gerar valor ao seu negócio
  • Planejar e monitorar os resultados, com isso você consegue ajustar sua estratégia facilmente

O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para otimizar os negócios, algumas dicas eficazes para a sua estratégia:

  • Não se esqueça dos usuários mobile
  • Títulos atrativos incentivam os usuários a abrir a newsletter
  • Conteúdos personalizados tem maior probabilidade de atingir o público alvo
  • E-mails personalizados geralmente atingem um público em particular e estimulam o engajamento

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Em paralelo, o seu negócio digital precisa de constante atualização para atender os desafios do mercado. O desempenho de um site é muito importante quando se trata de obter o máximo de ROI. No seu planejamento você pode incluir atualizações de conteúdos, testes de navegação, atualização de templates, dentre outros para melhorar o desempenho geral da empresa.

Qualquer negócio possui seus desafios e por isso os novos empreendedores devem cada vez mais se atualizarem para estarem a frente no mercado. Segundo pesquisas recentes três em cada quatro brasileiros possui o desejo de abrir seu próprio negócio. O sonho de empreender atrai muitas pessoas, mas por onde começar? Como lidar com as armadilhas emocionais e financeiras de todo negócio?

O livro Nasce um empreendedor, Dony De Nuccio e Bob Wollheim te ajuda a compreender o universo dos novos empreendedores de  maneira simples e divertida, além de reunir entrevistas e depoimentos com grandes influenciadores e empreendedores do país. O livro você encontra aqui.

O Marketing Digital é fundamental para o sucesso dos negócios. Portanto, você deve planejar para criar uma campanha bem sucedida e medi-la para garantir máxima lucratividade. Compartilhe suas experiências com a gente. Quer saber mais sobre Marketing Digital?! Entre em contato e solicite mais informações.

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
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