como-a-cadeia-de-abastecimento-ajuda-a-identificar-novas-oportunidades-de-negocio, empreendedorismo, Cadeia Abastecimento

Como usar o Supply Chain para identificar novas oportunidades de negócios?

A Cadeia de Abastecimento  ou Supply Chain (Supply Chain Management – SCM), além de ajudar na integração das atividades internas e na gestão da logística, identifica novas oportunidades de negócios, empreendedorismo, melhora os serviços e reduz custos operacionais.

Essa tecnologia permite que as empresas visualizem a estrutura e as políticas da Cadeia de Abastecimento do início ao fim do processo, dessa forma é possível otimizar e identificar as melhores estratégias para as novas condições do mercado.

Ao invés das empresas avaliarem as soluções individuais, elas, também, podem avaliar de forma colaborativa com seus clientes e fornecedores para uma melhor tomada de decisão. Com isso, as corporações conseguem acompanhar o ritmo das mudanças mercadológicas e a sustentar uma vantagem competitiva de mercado, melhorando significativamente as áreas de custo, serviço e risco.

No entanto, por quê trabalhar de maneira colaborativa ajuda a fortalecer as relações comerciais e a otimizar diversos processos nas empresas?

Comece com a seguinte pergunta, “Se você fosse uma única empresa no mercado, como é que você projetaria essa Cadeia de Abastecimento?”

Veja algumas dicas para o Supply Chain Colaborativo

  • A logística da Cadeia de Abastecimento proporciona novas oportunidades para que sua empresa colabore com os fornecedores e clientes na redução de custos. A colaboração é uma ótima maneira para ampliar as formas de melhorar a produtividade da empresa. No entanto, deve haver benefício para ambos os lados, por isso é importante analisar bem ao escolher o parceiro e definir uma meta.
  • Ao elevar o nível de colaboração com os clientes, isso também ajuda a estreitar os laços de mercado, pois demonstra compromisso mútuo com o negócio. Isso pode ser feito, por exemplo, ao identificar  novas formas de trabalhar com os fabricantes, proporcionando-lhes mais informações sobre o negócio. Qualquer processo sem um objetivo, é um custo adicional.
  • É sempre importante trabalhar a quatro mãos, onde o cliente e fornecedores possam ajudar na Cadeia de Abastecimento de maneira colaborativa. A colaboração de ideias, além de ser uma experiência interativa, pode gerar muitas oportunidades de negócios em conjunto, por isso não tenha medo de ampliar novos pontos de vista, isso faz parte do chamado empreendedorismo.
  • É importante manter seus objetivos de colaboração alinhados com seus objetivos de negócio, isso ajudará a garantir que seus planos caminhem na mesma direção que seu negócio.

como-usar-o-supply-chain-para-identificar-novas-oportunidades-de-negocio

  • Aproveite o Supply Chain para implementar um modelo real em conjunto com dados reais. Para escolher melhores estratégias é necessário a análise de dados reais.  O conceito risk pooling é muito utilizado e sugere que quanto maior a demanda, menor a variabilidade nos dados. Isso pode ser aplicado em diversas áreas, como por exemplo: fluxo de produtos, estoques e transporte. Se Você quer saber um pouco mais sobre Supply Chain e Business Intelligence, visite o postSupply Chain Management (SCM) e BI, Você vai gostar…

  • Mostre aos seus clientes os dados que você usou e como o modelo proporcionou os resultados. Por isso, é importante um modelo imparcial com resultados baseados em fatos e dados. A era do “achismo” com a revolução digital acabou o que vale são informações precisas e no menor espaço de tempo possível caso contrário, Você é “derrubado” seja pela concorrência ou por seus próprios clientes, dai a importância da integração entre Negócios e Dados, visite: Business Intelligence: o que é isso?
  • Fabricantes e distribuidores podem avaliar a frequência de reabastecimento e a quantidade dos produtos para otimizar os níveis de inventário / serviço e, potencialmente, reduzir os custos de armazenagem.
  • A colaboração com os seus fornecedores permite que você se prepare para picos sazonais e que você gerencie as categorias que crescem rapidamente ou colabore para suavizar a produção em eventos especiais, bem como promoções.
  • O Supply Chain, também, ajuda a otimizar o fluxo de produtos, considere, por exemplo, mudar o local de abastecimento para melhor integrar a sua rede e seus clientes, com o intuito de encontrar o menor custo para o negócio.

Empresas com foco interno para a colaboração externa com os clientes, fornecedores e prestadores de serviços logísticos, descobriram que por meio do Supply Chain Colaborativo é possível descobrir novas oportunidades de negócios e otimizar os processos.

Quer saber mais sobre como o Supply Chain pode te ajudar a melhorar os processos e a lucratividade da sua empresa?! Entre em contato e solicite mais informações.

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista