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Conversão: Como converter prospects em clientes?

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Tempo de leitura: 3 minutos

Antigamente, a fórmula para converter prospects envolvia diversas reuniões para que finalmente o cliente aderisse ao programa, produto ou serviços. Hoje, com o avanço da tecnologia, há a necessidade de um trabalho especializado para ganhar visibilidade e se conectar com novas pessoas e negócios qualificados.

No entanto, a maioria dos pequenos empresários gastam muito tempo falando com pessoas que não são seus clientes em potencial. Muitas vezes este tempo é desperdiçado, pois:

  • Não há um plano claro;
  • Não identificou precisamente seu público-alvo;
  • Não sistematizou adequadamente sua comercialização;
  • Não criou sistemas que ajudam a identificar e qualificar seus programas e serviços.

Por quê não converto prospects em clientes?

O consumidor de hoje é experiente e bem informado. Os consumidores estão acostumados a um serviço que está facilmente disponível devido ao alto volume de informação disponível na Internet.

Mas como melhorar a conversão do meu site? O que você pode fazer se os visitantes não convertem? Essas e outras perguntas podem ser facilmente respondidas se houver um planejamento regular e consistente, que inclui o acompanhamento e monitoramento de cada passo que o usuário dá ao procurar seus produtos e serviços. A conversão pode assumir uma série de ações, como:

  • Inscrição na sua newsletter para captação de e-mail;
  • Participação de uma pesquisa;
  • Download de um software ou livro digital;
  • Conhecer seu produto ou serviço antes de efetivamente converter.

O que não mudou no processo de conversão é a construção do relacionamentos e confiança, por isso é vital ter um plano de conversão consistente com missão, valores e propósito bem definidos. Como em qualquer resultado, o primeiro passo é traçar o seu objetivo e criar um planejamento para ele, baseado em: relacionamento, confiança e escolhas.

Por isso, um plano é essencial para que você saiba sobre o seu mercado e como os seus clientes te encontrarão. Com isso, o Marketing Digital se torna uma importante ferramenta para auxiliar no processo da conversão. Um plano de conversão envolve: Planejamento, Monitoramento e Mensuração.

A maneira mais eficaz para transformar um prospect em um cliente é se colocar no lugar do cliente e repensar todo o processo de venda, ou seja, o seu negócio deve fornecer informações relevantes para o seu público-alvo, propondo uma solução eficiente.

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O processo de conversão também envolve:

  • O uso de ferramentas como vídeos, landing pages, livros digitais e outros meios , que ajudam a criar experiências atraentes para este consumidor em potencial;
  • Uma boa estratégia de mídia social voltada para o seu público-alvo. Os consumidores pesquisam muito antes de efetivamente efetuar uma compra, seja em blogs, redes sociais ou nos sites dos concorrentes;
  • O site deixou de ser o único meio em que o usuário se informará. O site deixou de ser o protagonista no processo da conversão, pois o usuário é bombardeado por informações externas por meio de publicidade digital, motores de busca, sites, redes sociais e toda blogosfera. Com isso, para proporcionar a melhor experiência ao usuário e converter em clientes, o seu negócio deve fornecer o máximo de informação para sanar todas as dúvidas e solucionar o problema do seu cliente, desde o estágio inicial da busca pelo produto ou serviço até efetivamente a compra ou contratação;
  • O fornecimento de conteúdo e informações sobre os benefícios, produtos / serviços, de forma consistente, por isso o planejamento é fundamental, para proporcionar confiança ao longo do tempo e consequentemente converter prospects em clientes.

Portanto, a fórmula da conversão exige planejamento e consistência, aliado às novas tecnologias, formas e maneiras para se alavancar o que denominamos de Excelência Operacional. Dê o primeiro passo, identifique seu público-alvo e suas necessidades, crie um plano, execute e monitore os resultados.

Quer saber mais sobre como a Excelência Operacional pode te ajudar a transformar prospects em clientes?! Acompanhe nosso blog Excelência em Pauta.

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
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