Data visualization: você está enxergando bem?

Para escolher o melhor curso em cada decisão, todo líder precisa ter ampla visibilidade dos caminhos a seguir, dos obstáculos na trajetória e dos possíveis pontos de fuga. Esse panorama proporciona a tomada de decisão mais correta e segura. O desenvolvimento dos instrumentos de coleta de informações e business intelligence, no entanto, hoje torna mais complexa a tarefa de reunir de forma eficaz todas os dados disponíveis e necessários para uma boa gestão. Para sanar essa dificuldade, os experts em design aportaram ao mundo dos negócios o data visualization (dataviz), ferramenta capaz de apresentar um grande número de informações em imagens, de forma rápida e eficiente.

A comunicação visual agiliza processos, à medida que permite que gestores e equipes possam instantaneamente acompanhar a evolução das informações relativas a sua área de trabalho. A tomada de decisão depende cada vez mais de um grande volume de dados, que são gerados em grande volume e em tempo real – o desafio é como apresentar esses dados de forma que todos possam compreendê-los. E não são apenas os gráficos numéricos que fazem a diferença; fluxogramas, infográficos e esquemas de trabalho podem ser a melhor saída para transmitir uma mensagem para a equipe.

Outra vantagem das ferramentas de data visualization é a capacidade de permitir a interação do usuário na apresentação dos conjuntos de dados e representações gráficas. Esse tipo de ação simplifica o cruzamento e a análise das informações disponíveis com alto nível de precisão e de forma amigável para o usuário.

Dashboards claros e simples

É preciso se estar atento, contudo, ao exagero no detalhamento: um bom dashboard nunca vai conter todas as informações do banco de dados. A intenção do data visualization é oferecer um resumo do conhecimento disponível ao usuário, manter o foco nas questões que precisam ser respondidas e apresentar gráficos simples e claros. Se mais informação é necessária, pode ser o caso de elaborar outros dashboards específicos de área.

O mesmo vale para o exagero visual: menos é mais na hora de oferecer conteúdo em imagem. Mapas, gráficos e outros elementos podem e deve ser agradáveis visualmente, mas o fundamental é a informação. É importante garantir que o público-alvo possa realmente compreender as imagens que estão ali expostas e o que elas significam – e que aquilo que elas mostram é o que se quer transmitir. Para isso, nada melhor do que consultar e ouvir a opinião das pessoas que vão consumir aquele conteúdo.

São cada vez mais comuns nas empresas os painéis de BI, atuando de forma semelhante aos murais de gestão à vista, que permitem o compartilhamento de informações de forma horizontal e sincronizada. Nesses casos, pode ser importante considerar quais são as pessoas que circulam em cada ambiente, de forma a não expor dados mais sensíveis ao público em geral.

A mágica do Tableau

Com versão gratuita, o Tableau se transformou em uma das ferramentas mais populares de data visualization. O software permite converter dados em gráficos personalizados, a partir de uma interface amigável que roda na própria máquina e oferece ao usuário maior controle sobre o processamento de informações. Os gráficos podem ser facilmente incorporados em páginas da web ou outros documentos.

Várias outras ferramentas (QlikView, Microstrategy, Pentaho, Yellowfin, etc, etc..) também têm sido difundidas para facilitar o processamento de informações em representações gráficas – como toda ferramenta, é preciso avaliar a necessidade de seu negócio para encontrar a que pode ser mais útil para você. Essencial é compreender que o data visualization pode simplificar e agilizar o dia a dia na empresa, garantindo a circulação de informações de forma mais completa e precisa. Se precisar de ajuda para implementar o processo, conte com a nossa ajuda para isso! E siga nossa página no Facebook.

Edição: Svendla Chaves – Jornalista

Fotos: Ryan McGuire e Pexels/Pixabay

One thought on “Data visualization: você está enxergando bem?

Comments are closed.