DMAIC, primeira etapa: definir

Quando a metodologia DMAIC, praticada dentro do modelo de qualidade Lean Six Sigma, é utilizada para a melhoria contínua da produção em um projeto, é necessário que cada uma das suas fases seja cumprida rigorosamente, para assim atingir a máxima eficácia nos resultados.

A primeira parte do DMAIC tem como função definir os processos fundamentais para a elaboração inicial do produto, empresa ou serviço em si. Quando se fala em “definir”, é necessário colocar a seguinte questão em pauta: “quais são os problemas que eu preciso resolver e suas possíveis soluções dentro deste processo de qualidade?”

A ferramenta se aplica a qualquer tipo ou área de negócio, e esta etapa inicial é essencial em sua utilização. Um entrave logístico, por exemplo, na indústria ou no agronegócio, pode ser resolvido a partir da metodologia. Ainda questões relacionadas à qualidade do produto, ao andamento da produção, a processos comerciais. A fase de definição é o diagnóstico de todos os fatores envolvidos nas causas e soluções para o obstáculo.

É necessário buscar as respostas trabalhando com dados preferencialmente quantitativos. No caso da abertura de uma empresa, por exemplo, é possível analisar os seguintes itens:

  • Dados internos e financeiros.
  • Projeção do custo-benefício e sua viabilidade.
  • Tipo de cliente que será atendido.
  • Estratégia prioritária que visará a resolução dos processos críticos presentes na fase inicial.

Avaliando recursos via DMAIC

Deve-se compreender, na etapa “definir” da metodologia DMAIC, qual o verdadeiro problema a ser solucionado. Também quais os recursos possíveis a serem utilizados em sua resolução, bem como os objetivos fundamentais da equipe. Tais objetivos estratégicos refletirão, futuramente, na qualidade dos produtos e serviços que serão prestados. São fundamentais também para o correto gerenciamento do projeto.

É importante ressaltar um fator com relação à construção das equipes de trabalho que utilizarão o DMAIC: a necessidade de se dividir os departamentos utilizando o fator de peso. Quem irá contribuir majoritariamente com a busca pelo objetivos traçados? E quem fará parte apenas de determinadas etapas do processo? Essa divisão permite que haja um controle melhor apurado sobre o papel de cada membro da empresa, evitando assim possíveis conflitos de hierarquia ou quebra de função.

Ferramenta na prática

Uma das ferramentas fundamentais na etapa “definir” do DMAIC é a aplicação do diagrama FEPSC(*) (Fornecedores, Entradas, Processos, Saídas, Clientes). Ele permite que se possa obter uma melhor organização dos diversas aspectos de um processo e as atividades referentes ao desenvolvimento do projeto. Eis as características de cada item do diagrama:

  • Fornecedor: qual o tipo de matéria-prima ou produção que trará a sustentabilidade do processo.
  • Entrada: itens serão utilizados por meio do fornecimento inicial, quantidade de energia utilizada, custos de mão de obra, etc.
  • Processo: a produção em si que transformará a matéria-prima e os itens de entrada em seu fim, ou seja, o produto final.
  • Saída: o processo finalizado e testado, pronto para venda.
  • Cliente: a experiência do cliente com o produto, suas sugestões e críticas sobre ele, relacionamento visando à busca de requisitos gerais.

Vale destacar que esse diagrama deve ser feito durante o decorrer da etapa “definir”, organizando cada possibilidade de uma maneira que possa ser viável para a continuidade das demais fases do DMAIC.

Em breve abordaremos a fase seguinte à definição, a de medição de desempenho dos processos na metodologia Lean Six Sigma. Fique de olho!

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Edição: Svendla Chaves – jornalista

Imagens: Gerd Altmann/Pixabay

(*) FEPSC ou SIPOC (do Inglês): suppliers, inputs, processes, outputs, customers.

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