Vender mais com ferramentas do Marketing Digital

Negócios online para vender mais

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Tempo de leitura: 7 minutos

Vender mais é o seu objetivo?   Use técnicas para escolher as melhores alternativas com o objetivo de atingir cada meta, estude, avalie e monitore o que os clientes falam nas redes sociais sobre o seu produto e concorrência, através das ferramentas do Marketing Digital.   Será fundamental colocar em prática o conjunto de técnicas para a sua empresa conquistar as primeiras páginas dos sites de buscas, vender mais e conquistar a lucratividade através dos negócios online.   Isso mesmo, estamos falando novamente sobre SEO (Search Engine Optimization).E essa é uma tarefa do Marketing Digital.

Há 20 anos era difícil acertar com precisão uma determinada estratégia que impulsionasse  um negócio, porque não tínhamos acesso a dados mensuráveis, hoje disponíveis através de inúmeras ferramentas do Marketing Digital.  Afinal, existe um “mundo paralelo” simultâneo ao tempo real, o qual chamamos de web. Lá a comunicação não tem fronteiras; os consumidores interagem entre si e expõem reclamações, dúvidas, mas também satisfações, e desse modo as empresas passaram a vender mais com os negócios online.

Sem a Internet, a vida é menos democrática; antes o consumidor passava horas pesquisando listas telefônicas e gastava muita “sola de sapato” em busca das melhores oportunidade de negócios.   Hoje, bastam alguns cliques, enquanto isso as ferramentas do Marketing Digital auxiliam – silenciosamente – o seu site, através do monitoramento, gerenciamento, análises e etc. Todas estas informações valiosas sobre o cliente em potencial e concorrência está praticamente em nossas mãos, por isso a importância de uma boa estratégia de SEO para a sua empresa. Faz sentido?

Negócios online, afinal, onde estamos errando?

Consideremos sites de empresas de ramos distintos, como por exemplo, um consultório dermatológico e um fabricante de máquinas de café. Quando um lead agenda uma consulta ou solicita um pedido de máquinas através do formulário online podemos considerar uma conversão, ou seja, a empresa conseguiu transformar uma oportunidade em negócios online. O cenário “geração de leads“- infelizmente ainda para muitos – faz parte de filmes inspirados em ficções científicas.   

Algumas grandes companhias perderam a batalha da inovação e foram vencidas pela concorrência, a exemplo da marca Nokia, e outras faliram, como a Kodak; a Blockbuster foi engolida pela Netflix e o WhatsApp foi adquirido pelo Facebook por 19 bilhões de dólares e está perto da marca de 1 bilhão de usuários. O blogExcelência em Pauta” sugere a leitura sobre o “Novo olhar para o digital e os novos rumos do mercado”, a qual usamos um dos exemplos acima. A reportagem é do canal Próxxima, uma revista de tecnologia do Grupo Meio & Mensagem.

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 Taxa de conversão e sua importância para vender mais

A taxa de conversão é uma das melhores estratégias para vender mais, conquistar a lucratividade e fazer negócios online. Existem caminhos distintos para conduzir um lead até as páginas de um site, o importante é saber como e quais ferramentas do Marketing Digital são as mais adequadas em cada etapa do planejamento. A orientação de uma consultoria especializada nestas áreas será fundamental na conversão dos leads. Este profissional saberá identificar os perfis diferentes que exigirão ações distintas, com a finalidade de entender quem são estas pessoas e em quais estágios do funil de vendas elas se encontram. O objetivo é  ajustar os esforços para cada etapa até o cliente concluir a venda.

A taxa de conversão mensura os números ligados às vendas, assim como também serve para analisar os resultados alcançados através das estratégias de Marketing.

Exemplo: quantas vendas foram realizadas pelo site, quantos cadastros foram preenchidos ou quantas assinaturas de newsletter e/ou e-mail marketing foram registradas durante a análise de determinado período.

 Anúncio na hora certa

Aposto que você um dia pesquisou sobre “Melhores hotéis para viajar com crianças” e mesmo encerrando a pesquisa foi surpreendido mais de uma vez por anúncios relacionados a crianças e viagens. Acertei? O Google não leu seus pensamentos, aposte que este é um mérito do Marketing Digital, que consegue segmentar e “filtrar”que você pesquisou sobre o tema. As ferramentas do Marketing Digital realmente parecem conversar com cada usuário. São poderosas e considero-as responsáveis – em parte – pela mudança de comportamento do consumidor online.  

A eMarketer divulgou a previsão para 2016 que 41,1 milhões de brasileiros façam pelo menos uma compra online, um crescimento de 10,1% em relação ao último ano. 80% dos consumidores consideram as opiniões na web na hora da compra e não confiam em propagandas tradicionais; 43% das pessoas não compram produtos se não encontrarem informações online; e grande parte da população assiste à TV enquanto está conectada numa rede social. Ou seja, os Internautas passam a sentir confiança na Internet porque este mundo paralelo tem se mostrando a cada dia mais suficiente e inteligente do que muito ser humano; difícil não citar, mas olha o SEO ai de novo! Tudo que está por trás tem uma relação com Search Engine Optimization.

Conversão dos Leads

Entenda que a sua empresa precisa sobreviver a esta fase crítica de se adaptar na Era Digital e começar, de fato, a fazer negócios online.   De acordo com o eMarketer, cerca de 40 milhões de brasileiros farão pelo menos uma compra online em 2016, então trabalhe com atenção o funil de vendas do Marketing Digital. A ideia é fazer com que estranhos se tornem visitantes da sua página.   Este possível lead poderá chegar até o seu site através de canais variados: email-marketing, sites, artigos em revistas on e off-line, reportagens, comentários em redes sociais e etc.

Principais métricas que calculam o custo de cada etapa para adquirir leads

CPC – Custo por Clique
CPL – Custo por Lead
LPV – Leads por Venda
CPV – Custo por Venda

Se este lead continuar pesquisando sobre a sua empresa e a sua equipe for capaz de tirar todas as dúvidas e derrubar as objeções sobre o seu negócio, ele tem grandes chances de se tornar um consumidor em potencial. Ao final do processo, quando os leads se tornam clientes, é possível calcular todos os custos do processo de conversão. A análise das métricas possibilita adotar um processo de vendas eficiente, controlado por etapas, fazendo os ajustes necessários para o cumprimento da principal meta: vender mais e fazer negócios online. Logo ficará mais claro quais etapas exigem mais atenção com a finalidade de minimizar custos e maximizar as vendas.

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Ferramentas do Marketing Digital

 

iSpionage –Fornece insights para ajudá-lo a dominar a concorrência e liderar determinado segmento. Tenha acesso às palavras-chave aplicadas pela concorrência e saiba como eles estão anunciando nos sites de buscas. iSpionage também fornece ferramentas para pesquisa com SEO e controle social para o Twitter e Facebook.

Yoast – Entre os plugins disponíveis para o WordPress, atualmente é uma das melhores opções de otimização dos motores de busca. Esta ferramenta identifica aspectos relevantes para o SEO e ainda sugere como melhorar o ranqueamento nos principais motores de busca, através de pequenas alterações nas páginas. Também melhora o ranqueamento geral das buscas orgânicas.

Traffic Travis – Esta ferramenta de SEO é gratuita e também uma das preferidas para quem trabalha com elas. A Traffic Travis mostra a estratégia da concorrência para alcançar destaque nas buscas orgânicas. Existe a versão paga é mais completa, porém a gratuita é considera suficiente por disponibilizar muitos recursos.

KeywordSpy – Mostra as palavras-chave mais competitivas, revela quanto a concorrência gasta em AdWords e as combinações de palavras-chave usadas por eles.

KeywordCompetitor – Software que ajuda a espionar as palavras-chave orgânicas e pagas, os anúncios e páginas de destino de seus concorrentes, com atualizações diárias em rankings. Oferece também recursos para monitorar os concorrentes e trabalhar com marketing de afiliados.

Ahrefs – Esta ferramenta fornece informações detalhadas sobre links externos, domínios e IPs, melhores páginas, o texto âncora principal usado e etc. A conta gratuita é limitada. 

Alexa – Descubra como os leads e clientes interagem nos sites da concorrência . A ferramenta acompanha o tráfego da web mundial e determina o ranking dos websites em uma escala global, com base em classificações dentro de cada país. Essas fontes poderão ser úteis na criação de uma estratégia de benchmarking em seu website em relação a seus rivais.

Google Alerts – A ferramenta gratuita permite criar alertas, com base nas palavras-chaves escolhidas entre todas as notícias da web. Crie um alerta e receba todas as notícias sobre a concorrência ou sua própria empresa, por e-mail. 

Mention – Ferramenta que combina mídia e acompanhamento social, controlando os conteúdos publicados em páginas da web, sites de notícias, blogs e fóruns, em 42 idiomas. Ele fornece alertas sociais em tempo real e tem um excelente aplicativo móvel. 

BuiltWith – A ferramenta investiga a tecnologia por trás dos websites de seus concorrentes, relevando informações importantes: como eles usam servidores, gerenciam o  conteúdo, empregam suas ações de publicidade, e muito mais.

Pulse – Adquirido pelos desenvolvedores do Linkedin, o Pulse permite aos usuários a compilação de informações com base em seus interesses e temas de escolha, também através de um feed RSSFerramenta muito útil na hora de formular ideias para novos conteúdos.

Followgen – É uma ferramenta que ajuda a empresa a “conversar”com as pessoas certas. Este software realiza a segmentação de usuários e descobre o público em potencial, permitindo o direcionamento da divulgação a quem de fato interessa.

Tweriod – Revela o melhor instante para publicar um Tweet, baseado em relatórios de visualização e interação dos usuários.   Fundamental para o aumento do alcance dos seus Tweets e links.

Google Keyword Tool –Descubre os melhores títulos para os textos divulgados em sites e blogs.

Google AnalyticsA ferramenta é gratuita e monitora o site e também da concorrência. Dá para saber quantas pessoas acessaram sua campanha, quantas pessoas compraram ou tiveram interesses em tais produtos, quantas pessoas estão acessando o seu site por meio das redes sociais e etc.

Google Trends – Gratuita. Mostra as palavras-chave mais relevantes para os mecanismos de busca.   Com isso é possível montar uma estratégia a partir do uso destes termos  e conseguir mais visualização.

Survey Monkey – Gratuita. Oferece as informações por meio de questionários, boa para pesquisas online.

Ponto final

Difícil usar esta pontuação para indicar o encerramento desse assunto sem fim. Em conclusão, a maioria das empresas ainda “engatinham” na web e não usa nem a metade das ferramentas do Marketing Digital, que mostram claramente o real comportamento do consumidor (e praticamente todos os passos da concorrência).Existem muitas alternativas para se relacionar com o consumidor certo e inúmeras ferramentas de Marketing Digital para facilitar este caminho. Nos dias de hoje, só não vende mais quem não quer. Mesmo em tempos de crise.

Por hora, encerro o meu discurso e aguardo  a sua participação!

Edição: Viviane Zanardo Lancellotti – Jornalista

Imagem: Comunicas

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
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