Fluxo de informações garante excelência operacional

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 2 minutos

Evitar desperdício, reduzir erros, aumentar a produtividade e a lucratividade, simplificar e agilizar processos: essas são apenas algumas das vantagens de se trabalhar com Excelência Operacional. Para alcançá-la, no entanto, é preciso ter em mente alguns pressupostos, e um deles é fundamental: garanta o fluxo de informações.

Vivemos na era da informação, e por vezes somos soterrados por ela. Nas empresas, a grande quantidade de dados gerados pode gerar problemas de sobreposição de informações, orientações conflitantes ou mesmo falta pelo excesso. Quando a informação é recolhida e corretamente sistematizada, a organização ganha conhecimento. Um fluxo correto de informações permite que todos dentro da empresa possam entender como as coisas funcionam.

De acordo com o especialista norte-americano Kevin Duggan, para atingir a Excelência Operacional em um negócio é preciso que cada colaborador conheça o fluxo de valor para o cliente, de forma a corrigir este fluxo quando necessário. Duggan, autor de diversos livros na área e criador do Institute for Operational Excellence, defende ainda que é preciso dar atenção ao percurso da informação na empresa: “Ter um fluxo robusto no escritório também significa não deixar a informação estagnar, ela deve estar espalhada por toda a organização e mover-se para trás quando necessário, para corrigir erros ou fornecer dados em falta”.

Mantenha o fluxo!

O conceito de fluxo é parte fundamental das metodologias Lean Six Sigma, já que uma gestão enxuta depende do funcionamento padronizado e contínuo dos processos na empresa. A informação se integra a essa fórmula como peça-chave para que as equipes possam monitorar fluxos e processos, ao mesmo tempo em que é o caminho para gerir o conhecimento no negócio.

Com cerca de um milhão de clientes e 1.400 colaboradores, a seguradora de saúde Deutsche Betriebskrankenkasse (BKK) precisa, para bem atender a seus consumidores, manter os funcionários sempre atualizados sobre o funcionamento do setor. Para tanto, a empresa tem usado a intranet e ferramentas de web 2.0. Novidades e mudanças na legislação da área da saúde são repassadas instantaneamente às equipes de atendimento, dando suporte às necessidades dos clientes. A intranet também tem sido usada para compartilhar estratégias entre o pessoal de vendas, de forma horizontal, e para fazer a aproximação entre os colaboradores e o conselho de administração da BKK.

Entre os possíveis riscos ao gerir informações estão a produção e divulgação de dados desnecessários ou desatualizados, falhas de comunicação ou canais inadequados, falta de revisão e de cruzamento, bem como excesso de personalização na apresentação dos informes. Nesses casos, a informação pode acabar sendo subutilizada ou mal interpretada.

Quer otimizar o uso das informações no seu negócio, incorporando os conceitos Lean Six Sigma? Fale com o Monsanto!

Edição – Svendla Chaves – Jornalista

 

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

1 Comentário em "Fluxo de informações garante excelência operacional"

avatar
newest oldest most voted
trackback

[…] O tempo aplicado em planejamento é adequado? Quantas reuniões poderiam ser evitadas e resolvidas em conversas rápidas pelo comunicador? Os projetos são gerenciados de forma simples e objetiva? Os documentos primam pela concisão? A comunicação funciona? […]