Growth Hacking o novo conceito que você precisa conhecer

Growth Hacking o novo conceito que você precisa conhecer

O termo Growth Hacking surgiu em 2010, criado pelo empreendedor Sean Ellis, focado exclusivamente no crescimento dos negócios e que deu origem a uma série de métodos, ferramentas e melhores práticas para alavancar e melhorar a performance das empresas no cenário digital, gerando maior lucratividade para os empreendedores digitais.

Com o avanço da tecnologia, surgiram novos tipos de produtos e negócios, que não são necessariamente físicos. Essa transição é marcada pela nova era de Growth Hacking, onde é necessário um novo tipo de pensamento para gerar lucro para o negócio.

Redefinindo a distribuição

Apesar da importância do produto, não se pode restringir suas atividades apenas pelo produto em si. A Internet, além de criar novos serviços também redefiniu a distribuição.

Aqueles que entenderem o comportamento das pessoas on-line serão capazes de atrair mais pessoas. Por meio de estratégias digitais, é possível direcionar as pessoas para onde você sabe que será visto, como por exemplo:

  • Os motores de busca direcionam os caminhos que o usuário percorrerá. Aqueles que dominam Search Engine Optimization (SEO) podem ser vistos mais facilmente;
  • Ao invés de ruas que nos levam a salas de cinema locais, escolhemos navegar no YouTube, onde é possível divulgar os seus produtos de diferentes maneiras, podendo mensurar facilmente o retorno;
  • Em vez de ruas que fornecem um caminho para a casa do nosso amigo, optamos por socializar usando o Facebook. Aqueles que estão cientes disto, serão capazes de criar uma comunicação direta de forma implícita e explícita com seu público alvo.Growth Hacking o novo conceito que você precisa conhecer, lucratividade,empreendedor,negócios

Há diversos exemplos de infraestruturas on-line que estão criando grandes oportunidades para a distribuição do produto, onde o diferencial está no fato de poder descobrir o caminho exato que as pessoas fazem até chegar a você.

No início de todo negócio você precisa focar no crescimento. A natureza dos produtos da Internet produziu uma nova maneira de pensar sobre esse crescimento de forma acelerada.

Com isso, canais de distribuição estão sendo redesenhados. O Growth Hacking utiliza seu conhecimento sobre o produto e distribuição, para impulsionar o crescimento, o Airbnb é um grande exemplo de uma empresa que incorpora esse modelo.

O Airbnb é uma plataforma onde qualquer pessoa pode usar o seu imóvel particular para converter seus quartos em um quarto de hotel, que pode ser alugado por qualquer pessoa. Ao preencher o formulário do Airbnb para listar as opções de acomodações, há também a opção de colocar a listagem para Craigslist, uma plataforma com milhões de usuários à procura de acomodações. Por meio de uma integração via API (Application Programming Interface) eles criam inbound links e capturam novos clientes.

Com esta tecnologia é possível que diferentes plataformas sejam compatíveis e que novos sistemas possam interagir com aquelas que já existem. Com isso, é preciso alterar o código dos sistemas para fazer com que o usuário faça parte ativa do processo de captura de novos clientes.

Outro exemplo é o Hotmail que devido a decadência com anúncios e outdoors, usaram a estratégia de colocar uma mensagem no fim de todos os e-mails: “P.S. Get your free email at Hotmail”, um ano e meio depois eles tinham 12 milhões de usuários.

Para isso, é preciso conhecer bem o seu público alvo e combiná-los com técnicas de business intelligence. Em muitos casos, será preciso redesenhar sua empresa para que ela se enquadre nesse modelo de crescimento acelerado. Se você quer se aprofundar mais no assunto sugiro o livro “Growth Hacker Marketing”, escrito por Ryan Holiday. Quer saber mais sobre Business Intelligence?! Entre em contato e solicite mais informações.

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista