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Marketing Digital e Business Intelligence

Reduzir custos com a integração entre as ferramentas de Marketing Digital e Business Intelligence é a estratégia mais certeira para driblar o atual cenário de crise economia brasileira. Reduzir custos que não trazem retorno para o negócio é fundamental e a comunicação integrada entre estas ferramentas torna-se uma grande aliada na busca de informações precisas -preferencialmente em tempo real, objetivando melhorar a tomada de decisões estratégicas no ambiente corporativo.   

Por isso, diversas organizações têm adquirido sistemas de Business Intelligence  o qual definimos como um sistema de informações que proporciona aos gestores uma visão integrada da organização, com base em relatórios precisos. O cruzamento desses dados com as informações obtidas através do Marketing Digital possibilita reconhecer padrões e desvios, identificando em qual parte do processo de produção é possível a redução de custos. O que posso afirmar é, sem dúvidas, que a integração entre o Marketing Digital e Business Intelligence devem ser incorporados ao planejamento da empresa e aos processos de gerenciamento do negócio como estratégia organizacional para gerar maior lucratividade.

Por que o Business Intelligence é importante

Por meio da integração entre diferentes sistemas da organização, o Business Intelligence consolida as informações de forma prática e de fácil acesso. Portanto, as métricas obtidas através de diferentes fontes de dados – como sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management), planilhas ou até mesmo arquivos de texto – podem ser visualizadas em conjunto, auxiliando na elaboração de indicadores consistentes.   

Estas valiosas e precisas informações sobre o que acontece em todos os departamentos da sua organização- obtidas com o Business Intelligence   serão essenciais na tomada de decisões durante reuniões com clientes, negociações com fornecedores ou planejamento Estratégico e/ou Operacional.  

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Assim podemos considerar uma certa redução de tempo e investimento, gerados a partir do trabalho executado com mais eficiência e menor margem de erro. Assim, o cliente fica satisfeito com a otimização das etapas produtivas, alcançando – simultaneamente – maior lucratividade.

Concluímos que, os dados obtidos via uma solução de Business Intelligence são transformados em informações relevantes, destinadas a quem de fato necessita delas para uma tomada de decisão na hora certa. A utilização do Business Intelligence torna a empresa mais competitiva, uma vez que as decisões usufruirão de maior credibilidade, pois foram fundamentadas em informações mais precisas.

Business Intelligence (BI) e Marketing Digital

A finalidade é a mesma: administrar o conjunto de dados obtidos a partir de métricas distintas para a tomada de decisões, objetivando a melhoria dos processos como um todo e otimizando o ROI (Retorno sobre Investimento).  

Mas na essência, eles se diferem: o Marketing Digital é o conjunto de utilização de técnicas de marketing aplicadas nos meios digitais, visando atrair e fidelizar clientes em potencial. O SEO (Search Engine Optimization) é uma das principais ferramentas do Marketing Digital e tem como objetivo melhorar o posicionamento da empresa no ranking de pesquisas dos sites de buscas.  

Enfim, a mídia espontânea, a qual podemos comparar com os resultados de busca orgânicas, gera maior credibilidade do que a propaganda, a qual o consumidor sabe que o produto/serviço está em destaque porque pagou para estar lá.

SEO é um conjunto de estratégias que potencializam e melhoram o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais, o que chamamos de busca orgânica realizadas em sites de buscas, como por exemplo, o Google.

Uma das técnicas básicas de SEO é a utilização de palavras-chave. Seus títulos, metatags, menus e textos devem possuir palavras e termos usualmente buscados para que o seu site esteja bem localizado nos mecanismos de busca. Dessa maneira é possível mensurar o perfil do público, ou seja, saber de fato quem é o consumidor em potencial e concentrar a força de trabalho online para convertê-lo.

Por que o Marketing Digital é importante

Atualmente é difícil encontrar alguém que não use a Internet. Se as pessoas passam boa parte do tempo online, é importante identificá-las e criar estratégias eficientes para cada perfil de público.

Vivemos em um tempo em que os sistemas de busca tem papel fundamental no relacionamento empresa-cliente, de forma a inverter os valores do Marketing tradicional: o cliente passa a buscar na web informações sobre tudo, com a finalidade de identificar qual é a melhor empresa naquela área, melhor solução, profissionais renomados e etc.

Essa é a essência do Marketing Digital que demonstra sua força e importância por ter a capacidade de atingir o público alvo, de acordo com o comportamento de cada usuário. Já avaliou o quanto é possível reduzir custos apenas em mensurar uma campanha de marketing e saber exatamente qual o perfil do público que a sua empresa deve concentrar esforços, para otimizar o processo de vendas?

A integração entre Marketing Digital e Business Intelligence

Nos dias de hoje é possível descobrir: informações precisas sobre o público-alvo, como por exemplo, detalhes sobre preferências, hábitos de consumo e até identificar os melhores horários para impactar este cliente. O Business Intelligence usa estes dados obtidos por meio do Marketing Digital para alicerçar campanhas mais assertivas e atingir o público certo. Ou seja, redução de custos.  

O Business Intelligence permite identificar padrões de comportamentos do consumidor, em contrapartida, o Marketing Digital gera relatórios dinâmicos de resultados, fundamentados em dados coletados a partir de números de impressões, cliques e compras online. Podemos citar, como exemplo, a ferramenta gratuita do Google Analytics.

Especialistas em Business Intelligence tiram vantagens do sistema de informação obtido a partir da análise proveniente das campanhas de marketing de busca – este que passa a ser fundamental para a promoção dos negócios por apresentar a eficiência de cruzar os dados demográficos com os de comportamento – para definição de melhores estratégias de negócios. Mais uma vez prova-se a redução de custos durante todo o processo a partir da integração entre Business Intelligence e Marketing Digital.

A era da Internet está em constante mudança e vivenciamos novas experiências a partir dela. As empresas devem estar sempre atentas com os dados obtidos a partir da integração entre Business Intelligence e Marketing Digital para o gerenciamento eficaz de cada etapa de produção. Então, todo processo será otimizado e a redução de custos poderá ser comprovada através da comunicação integrada entre Business Intelligence e Marketing Digital.

Abro aqui um parênteses para observar a importância da sua participação nesta discussão.

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Edição: Viviane Zanardo Lancellotti – Jornalista

Imagem: unisalgp