Quem consome o seu conteúdo realmente converte em leads qualificados?

Marketing de conteúdo não é mais novidade, é algo que quase todos os negócios pretendem implementar. Mesmo que ainda há determinadas empresas que criam conteúdos apenas pelo fato de criar, a maioria das empresas que visam o sucesso, são aquelas que produzem o conteúdo baseado em uma estratégia de negócio.

Isso não é diferente do que qualquer outro tipo de marketing. Você precisa saber o que você está tentando alcançar, qual o caminho você está trilhando para conseguir isso e quais são os critérios que você está usando para medir os resultados.

Mas, o que os produtores de conteúdo estratégico pretendem? Em uma pesquisa recente realizada pela Ascend2, 58% dos profissionais de marketing de conteúdo disseram quererem aumentar a geração de leads. Parece razoável, visto que as empresas, especialmente aquelas da variedade B2B, sempre focam na geração de leads para que ocorra a conversão das vendas.

Geração de leads

Todo negócio é focado nos compradores que possuem uma necessidade específica em mente. Atualmente, é possível falar com os seus clientes potenciais antes que eles busquem por uma solução com os concorrentes. Se você se concentrar em blogs, livros digitais ou vídeos como seu principal meio de conteúdo e por meio deles agregar valor e ajuda-lo a resolver os seus problemas de negócio, você pode começar a construir um relacionamento com seus prospects.

A cada 1 segundo um blog é criado e por isso cada vez mais há mais competitividade. O conteúdo consegue criar conexões emocionais e com isso consegue também construir relacionamento. Isso possibilitou, também, com que as empresas se aproximassem da sua audiência com maior facilidade, por meio de uma variedade de métodos de distribuição de conteúdos com foco em seu negócio.

Porém, gerar leads é mais do que apenas obter perspectivas para preencher um formulário. Você pode até conseguir um e-mail para contato, mas eles realmente serão efetivos? Eles podem ser apenas alguém que está interessado no seu conteúdo, mas não necessariamente nos seus produtos ou serviços.

Diferentes empresas usam termos diferentes para descrever os contatos que são adicionados ao seu banco de dados e pode ser baseado, também, em quanta informação foi recolhida sobre eles. O Growth Hacking, por exemplo, é uma excelente forma de combinar os anseios do seu público-alvo com técnicas de business intelligence e consequentemente melhorar a conversão

Há muitas maneiras de pensar sobre como o conteúdo move a perspectiva do processo de compra / conversão, mas é importante considerar o processo da construção da narrativa. Que história você está tentando contar para a sua audiência e como eles se tornarão seus futuros consumidores? Quanto mais você entender o seu negócio, melhor será a narrativa. Ao invés de ver isso como um outro clichê do marketing, coloque-se no lugar do consumidor.

Para não errar, Você:

  • Quer saber sobre uma empresa com a qual fará negócios;
  • Quer que sua audiência saiba o que está sendo dito e ter uma boa reputação na indústria;
  • Não quer que seus fornecedores sejam insistentes;
  • Quer aprender com as empresas e não se importa de se manter em contato, desde que seja possível controlar o relacionamento até o momento da tomada de decisão da compra.

quem-consome-o-seu-conteúdo-realmente-converte-em-leads-qualificados-miolo

5 coisas para manter em mente:

  • Não é razoável apenas “vender”, você precisa agregar valor. Por isso crie conteúdos autênticos e saia dos métodos tradicionais de vendas;
  • Use as redes sociais para criar conexões e fortalecer laços;
  • Seja prático, sua mensagem deve transmitir os valores logo de início;
  • Transmita os valores da sua empresa para gerar empatia e identificação;
  • Conheça exatamente seu público-alvo para obter sucesso com sua estratégia.

Se é possível criar um conteúdo que faça isso, então esse é o caminho certo para a geração de leads de forma concreta. Para obter mais conteúdos como este assine a nossa newsletter e receba novos conteúdos semanais de forma gratuita.

Entre em contato e solicite mais informações!

Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista