Blockchain apresenta vantagens para setor empresarial

Blockchain: quatro vantagens para seu negócio

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Tempo de leitura: 4 minutos
  1. Novas tecnologias de caráter disruptivo sempre merecem atenção e cautela. Ainda não totalmente popularizado, o blockchain vem ganhando espaço no mundo corporativo. Pelo visto, as desconfianças caíram por terra: o sistema finalmente chegou ao setor bancário brasileiro. Esse passo dá a ideia do potencial da tecnologia e também aponta para seus possíveis usos no setor empresarial.

Em janeiro, o Itaú iniciou o uso de blockchain em transações de derivativos de balcão. Foi a largada para que diversas instituições, como Santander e Bradesco, também anunciassem suas iniciativas do gênero. Itaú e Bradesco integram um consórcio internacional do setor, o R3, dedicado a estudar as possibilidades do blockchain. Mais recentemente, Banco do Brasil, Caixa e Sicoob, junto com Santander e Banrisul, também lançaram serviço para correntistas. As transferências interbancárias entre essas instituições serão feitas via blockchain.

Se os gigantes do sistema financeiro já estão apostando suas fichas no novo modelo, é hora de você também estar atento à novidade, que deve ter impacto de 110 bilhões de dólares até 2021, segundo a McKinsey. Embora a maturidade do recurso só deva ser atingido em 2025, atividades que têm caráter descentralizado já investem no sistema. A tecnologia tem obtido maior desenvolvimento entre as startups, que desenvolvem negócios baseados na lógica em rede oferecida pelo blockchain.

Mas por que sua empresa deve estar de olho num recurso que ainda está em testes? Apontamos abaixo quatro vantagens oferecidas pelo blockchain que podem fazer a diferença para o seu negócio, em qualquer setor. São características que estão essencialmente ligadas à excelência operacional, dando confiabilidade e eficiência a processos.

Blockchain e redução de custos

Com a tecnologia peer-to-peer, o blockchain reduz a necessidade de intermediação nas transações, sem deixar de oferecer segurança. Verificação de fraudes, registros internacionais, sistemas de compensação: o blockchain torna essas atividades desnecessárias. Não é à toa que as instituições financeiras estão investindo na tecnologia! Seus serviços serão profundamente transformados, e muitos deles devem se tornar obsoletos. Com isso, as empresas obtém a redução de custos de serviços de terceiros, estabelecendo no próprio sistema a condição de confiança.

A certificação de documentos pode ser feita on-line com a mesma segurança que hoje exige processos complexos e muito papel. O próprio sistema, por seu modo de funcionamento, oferece essa vantagem, também simplificando as transações. Tudo isso com transparência e confiabilidade automática e gratuita. De quebra, o blockchain proporciona a completa rastreabilidade de dados – vantagem que trataremos a seguir.

Blockchain e bitcoin oferecem mais agilidade para transações comerciais

Rastreabilidade de dados no blockchain

Muitas indústrias, principalmente no agronegócio, precisam garantir a rastreabilidade de seus produtos e transações. Essa operação depende em geral de colaboração na cadeia de fornecimento, e pode ser difícil garantir a qualidade das informações. Com o registro na plataforma blockchain, os dados oferecem mais segurança e credibilidade, garantias para toda a cadeia de abastecimento.

O sistema permite ainda que as informações sejam rastreadas/certificadas sem que se quebre a confidencialidade das operações. Associado à inteligência artificial, o blockchain permite a automação total de determinados processos, que nem por isso perdem seu registro. Essa é uma característica fundamental para produtos que precisam de certificado de origem, como é o caso dos diamantes. A indústria joelheira foi uma das primeiras a investir na nova tecnologia.

Agilidade nas operações

No setor bancário, as mudanças introduzidas pelo blockchain terão forte impacto nos prazos das operações. Transações interbancárias ou internacionais que hoje levam de três a quatro dias poderão ser realizadas em menos de 24 horas. Essa característica do sistema também proporciona inúmeras vantagens para o setor logístico, que pode ter suas atividades simplificadas e agilizadas, com maior controle tanto de quem entrega quanto por quem recebe mercadorias.

A rapidez nos processos beneficia ainda o varejo, principalmente via e-commerce. A chinesa Alibaba lançou em abril uma iniciativa de blockchain para garantir a autenticidade de produtos e a integridade na cadeia de suprimentos. Os dados são transacionados com transparência e agilidade, conquistando a confiança do consumidor.

Segurança no registro e armazenamento de dados

Há quem diga que o blockchain pode ser uma saída até mesmo para a corrupção. Uma vez que o registro de dados é feito de maneira confiável, isso impediria o desvio de recursos e informações. Ainda que esse fosse um cenário desejável, pode ser difícil ter tanta esperança! Ainda assim, a tecnologia oferece vantagens no que tange à confiabilidade, já que reduz os elos na cadeia de dados. Essa característica remove possíveis pontos de falha humana.

Criptografados e distribuídos, os dados registrados via blockchain não estão sujeitos a um comando central que possa alterá-los. Também não podem ser apagados e só podem ser visualizados por quem tem autorização. Sua estrutura dificulta o trabalho de hackers, por exemplo, que precisariam de um potencial tecnológico enorme para conseguir invadir um sistema tão horizontal.

Por fim, como vimos, as expectativas para o uso de blockchain no setor empresarial são muitas. Como toda nova tecnologia, não vale investir sem antes pesquisar se é essa a necessidade estratégica de seu negócio. Além disso, já começamos todos nós a usar sistemas em blockchain na vida cotidiana. Ou seja, sua popularização é só questão de tempo.

Para ficar por dentro de tudo que acontece na interação entre excelência operacional e tecnologia, siga nossos posts no Facebook. E se precisa de ajuda para implementar melhorias na sua empresa,  fale com a gente!

Edição: Svendla Chaves – jornalista

Imagens: Pete Linforth/Pixabay

Conquiste a
Excelência Operacional

E-book:
Digital Transformation

BAIXE AGORA

About Otávio Monsanto de Paula

Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence! Blog: Excelência em Pauta.com.br
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Deixe um comentário

avatar