Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Mercado é a capacidade de transformar dados em informação e informação em conhecimento, de modo a otimizar o processo da tomada das decisões empresariais.
Do ponto de vista da tecnologia da informação, podemos dizer que o BI é um conjunto de metodologias, aplicações e tecnologias que permitem uma empresa transformar os dados obtidos por meio de sistemas de informação em processos de otimização do seu negócio e consequentemente mais lucratividade.
Esse processo abrange tanto a compreensão atual do funcionamento do negócio, quanto a antecipação de eventos futuros, a fim de proporcionar informações para contribuir de forma mais eficaz nas decisões dos negócios.
A informação pode ser definida como um conjunto de dados processados, que são relevantes, visto que possuem um propósito e um contexto. Os dados podem ser de fontes externas ou internas, objetivos ou subjetivos, qualitativos ou quantitativos.
Esses dados são um fator estratégico para construir uma vantagem competitiva, fornecendo informações privilegiadas para o seu negócio como: entrada em novos mercados, promoções ou ofertas de produtos, controle de finanças, otimização de custos, planejamento de produção, perfis dos clientes, rentabilidade de um determinado produto, dentre outros.
Por que é tão importante o Business Intelligence?
Para um negócio ser bem sucedido, é muito importante a capacidade de tomar decisões de forma rápida e precisa. Dessa forma, o BI se baseia em um conjunto de ferramentas, que facilitam os processos de extração, análise e armazenamento de dados, a fim de otimizar o processo da tomada de decisão do negócio.As soluções de Business Intelligence permitem que a empresa:
- Gerencie processos rapidamente, de forma inteligente e eficiente;
- Responda de forma rápida às mudanças;
- Transforme os dados da empresa em relatórios que podem ser analisados rapidamente.
3 maneiras para você melhorar as vendas
Identificar e focar em clientes de maior lucro:
Com o Business Intelligence você pode classificar seus clientes com base na frequência e valor das suas compras, com isso você pode construir um perfil preciso dos clientes mais rentáveis e assim poder focar melhor seus esforços de marketing e direcionar aos perfis semelhantes.
Gerenciar melhor as vendas dos produtos:
Com o Business Intelligence você pode gerenciar com precisão as suas vendas, como por exemplo, promoções de produtos, itens de baixa movimentação, valores atípicos, níveis de estoques e consequentemente aumentando a lucratividade do seu negócio.
Medir as ações de marketing:
BI também pode ajudá-lo facilmente a planejar, monitorar e avaliar o sucesso de suas atividades promocionais. Dessa forma, os orçamentos de marketing podem ser otimizados para que as ações sejam cada vez mais assertivas.
Nesse sentido, o Business Intelligence é uma ferramenta poderosa na otimização de processos, que pode ser usado de forma estratégica para setores como vendas e marketing. Dessa forma, aumentará o nível de serviço e de satisfação do cliente e mais lucratividade para o seu negócio.
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Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.