O Big Data é uma nova fonte de valor econômico e de inovação. Percebe-se uma profunda transformação na forma em como entendemos e organizamos a sociedade por meio da informação.
O Big Data opera independentemente de qualquer campo ou tamanho do negócio, pois a gestão pode ser feita em todos os âmbitos. Em suma, Big Data é toda informação existente dentro de um vasto universo de dados. Por isso, os desafios do Big Data envolvem curadoria de dados, análises, armazenamento e informações sobre a privacidade dos dados, entre outros, potencializada pelo aumento de pessoas identificáveis.
Listamos 5 razões que mostram a importância do Big Data para o seu negócio?
- Dados é um trunfo para a empresa
Toda empresa gera dados, seja ela pequena ou grande. Uma estratégia adequada pode ajudar a empresa a gerenciar esses dados da maneira correta por meio da organização da informação (Business Intelligence), com isso os processos podem ser otimizados com a redução de custos.
- Coleta de dados do mercado e dos clientes
Os clientes e tendências de mercado são fatores importantes para o sucesso do negócio. Cada companhia gerencia os dados para entender o comportamento dos seus clientes, que tendem a mudar com o tempo. Por isso, a análise do Big Data pode ser útil no sentido de obter um melhor entendimento sobre as necessidades dos clientes, suas demandas de uso e os possíveis produtos que eles podem consumir no futuro.
- Melhoria do funcionamento interno e eficiência
As empresas também devem se concentrar nos dados internos, que inclui a otimização dos serviços de entrega, acompanhamento do desempenho e até mesmo o recrutamento de candidatos (Excelência Operacional), tudo pode ser feito com a ajuda do Big Data. Isso pode ajudar as empresas a melhorar a eficiência operacional em diferentes departamentos.
- Negociação financeira eficaz
Transações financeiras são também um fator importante para as empresas, uma vez que conduzem ao crescimento econômico da organização. As negociações com a análise do Big Data possuem um nível de assertividade maior, pois conseguem minimizar os riscos, logo proporcionam decisões com mais confiança.
- Compreender os processos de negócios
A otimização dos processos de negócios pode ser feita com mais facilidade. Os varejistas podem maximizar o seu estoque com base nas previsões de dados fornecidos pelo Big Data.
O Analytics, por exemplo, começou a ser utilizado pelas empresas a fim de processar com mais qualidade todas essas informações, tanto em áreas estratégicas quanto em áreas operacionais.
Portanto, o Big Data proporciona uma coleta de um grande e variado volume de informação, com alta velocidade e alto nível de complexidade, o qual é possível correlacionar, hierarquizar e otimizar a informação de acordo com a sua necessidade.
Quer saber mais sobre como a integração entre a Excelência Operacional, Business Intelligence e o Marketing Digital pode te ajudar a melhorar os processos e a lucratividade da sua empresa?!
Acompanhe nosso blog Excelência em Pauta.
Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.
2 thoughts on “5 formas do Big Data ajudar o seu negócio”
Comments are closed.