Quando foi a última vez que você abriu uma enciclopédia ou foi a biblioteca municipal para responder a uma pergunta corriqueira? Há 20 anos atrás isso seria comum, porém os avanços tecnológicos permitiram que o fácil acesso a informação.
Enquanto o progresso tecnológico resultou em mudanças sociais e culturais, isso também teve um profundo impacto sobre os negócios. Muitos processos manuais foram automatizados, resultando em maior eficiência, velocidade e precisão. Muitas empresas introduziram sistemas de planejamento de recursos corporativos (Enterprise Resource Planning – ERP) que ajudam no planejamento e otimização de todo o processo, do inventário ao Marketing. As novas ferramentas e os novos modos de fazer negócios estão pegando todos de surpresa e, realmente, é preciso caminha rápido. Num curto espaço de tempo, muitas empresas fecharão caso não tomem uma decisão acertada em relação à transformação e/ou Revolução Digital.
Entre o zero e o número um existem infinitos números.
Os avanços na tecnologia não estão voltados apenas para a automatização dos processos, mas para a criação de novos recursos e vantagem competitiva para o negócio, abrindo novas oportunidades de mercado.
Mas, qual o impacto que essas mudanças têm no seu negócio?
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Foco no cliente
As redes sociais e sites de avaliação, fazem com que as empresas sejam mais transparentes com os clientes. Isso aquece o mercado e contribui para uma forte concorrência de modo que a Excelência Operacional precisa estar focada em melhorias para reduzir qualquer ruído de comunicação entre o cliente e a empresa. Além disso, as equipes de Excelência Operacional precisam verificar se as melhorias dos processos não estão implicando em alguns tipos problemas (muitas vezes indiretamente) para os clientes.
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Processamentos mais rápidos
Com a Internet, um simples botão efetua uma compra, logo os consumidores se acostumaram a ter o produto ou serviço rapidamente. Nesse sentido, as empresas devem desenvolver formas de proporcionar uma elevada qualidade de serviço no menor espaço de tempo possível.
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Prazos de entrega
Com o aumento da concorrência e a grande expectativa dos clientes, as empresas precisam evoluir rapidamente seus modelos de negócios e serviços e dessa forma reduzir o prazo de entrega do projeto / produto.
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Otimização dos Processos
Para verificar se a forma de trabalho precisa ser reinventada é necessário que a equipe de Excelência Operacional seja capaz de distinguir entre os processos que precisam ser otimizados e aqueles que precisam de reinvenção total. A otimização de processos, não é algo feito de forma aleatória, deve haver um racional para tal ação a qual deve gerar algum resultado quantitativo, e, no mínimo, gerar a satisfação do cliente seja esse interno ou externo.
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Novas oportunidades para automação
Os sistemas operacionais estão cada vez mais inteligentes, com as ferramentas de Inteligência Artificial e os avanços na robótica abrem um leque de novas possibilidades. Como resultado, os processos podem ser digitalizados e automatizados.Segundo o relatório realizado em 2014, por pesquisadores da Universidade de Oxford, até 47% dos empregos nos EUA – incluindo contadores, trabalhadores em transporte, logística e administração – poderiam ser automatizados dentro das próximas duas décadas.
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Maior complexidade dos processos e riscos
Fazer com que um processo seja automatizado não é algo simples, visto que os processos são executados em diferentes plataformas digitais e não-digitais, com isso o risco erro se amplifica. De alguma forma isso nos remente ao cerne do que discutimos no blog Excelência em Pauta, se tiver uma folga, leia:Excelência Operacional: 12 dicas para fazer do jeito certo!
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Novas competências
Apenas as competências técnicas não serão mais suficientes para tornar o trabalho mais eficaz. A mudança de gestão e outras habilidades são fundamentais para a gestão do lado humano da mudança no processo.Enquanto isso, é importante compreender o que a tecnologia pode fazer para melhorar estes processos. Com a rápida evolução da Inteligência Artificial e dos novos softwares de automatização de processos, as soluções tecnológicas estão cada vez mais baratas e mais fáceis de implementar, criando dessa forma novas oportunidades. A demanda por melhoria e transformação dos processos é contínua, com isso os profissionais precisam de uma visão mais analítica do todo, proporcionando resoluções criativas para os problemas com habilidades de gestão, que ajudarão a conduzir com sucesso as novas mudanças. Esse é um tópico, o qual em minha opinião exige um “capítulo” a parte pois possui no seu bojo um aspecto cultural relativo às ciências exatas e mais especificamente à Matemática e Estatística, matérias essas inexoravelmente presentes no dia a dia de nossas vidas, ainda que muitos “resistam e fujam” das mesmas; se tiver uns minutinhos, leia o post: Business Intelligence: o que é isso?, o qual de alguma forma aborda a causa e consequências desse comportamento. Para aqueles que gostam ou enfrentam as agruras das exatas, sugiro o blog do meu amigo Gilmar Placeres Simão – GPS Assessoria, Você vai se surpreender…
Quer saber mais sobre como a Excelência Operacional e Tecnologia Digital pode te ajudar a transformar seu negócio?!?
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Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.