Estratégias mobile são usadas cada vez mais para atrair novos negócios, fornecer um melhor serviço e envolver os funcionários em torno de um objetivo comum. O uso da tecnologia móvel vai além das aplicações básicas como acesso ao e-mail e buscas na Internet. Ela contribui para a otimização de processos e não está limitada a fronteiras geográficas.
Uma estratégia móvel eficaz envolve:
- Mobilidade – acesso a informação em tempo real, incluindo documentos, plataformas de apresentação de projetos, soluções de processos e auxilio no desempenho dos serviços / produtos oferecidos.
- Conectividade – acesso aos principais especialistas e fontes de informação.
- Ferramentas colaborativas – para a construção de um diálogo e proximidade entre o seu público-alvo e sua empresa.
O impacto disso junto a vários segmentos é imenso, exemplo a ser considerado e provável tópico para outro post, é a aplicação dessas estratégias mobile e porque não digitais junto ao chamado Supply Chain Management (SCM).
Como aprender mais rápido do que a sua concorrência
Imagine que uma empresa possui a capacidade de fornecer aos seus clientes informações em tempo real via mobile, como por exemplo o acesso a vendas e suporte ao cliente para o envio de documentos, propostas comerciais, dados do produto e qualquer tipo de informação relacionada ao seu serviço.
Imagine que uma empresa queira melhorar seus serviços e para isso realiza uma pesquisa de campo para coletar informações sobre o tema. No entanto, pesquisas quantitativas / qualitativas demandam muito tempo de trabalho.
Agora, considere se todos pudessem compartilhar instantaneamente novas informações, insights e novas formas de otimização dos processos para a solução dos problemas? Por meio da tecnologia móvel isso se tornou possível, pois a inteligência coletiva proporciona uma aprendizagem mais rápida e efetiva perante a aprendizagem individual. Aqui devemos incluir de forma inconteste a participação do usuário e/ou consumidor final o qual com certeza trará ideias inusitadas, e, por inúmeras vezes simples e baratas.
Não é somente o conhecimento acadêmico que possibilita a otimização dos processos, a aprendizagem informal é também uma maneira de melhorar o desempenho organizacional e demonstra que os investimentos em pessoas, recursos e tecnologia da informação de aprendizagem podem ter um impacto positivo e direto sobre os resultados da empresa, incluindo a receita, lucratividade, satisfação do cliente e retenção de funcionários.
O aumento global no uso de sistemas de Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) faz com que equipes de vendas sejam cada vez mais eficazes.
Sistemas de CRM são projetados principalmente para acompanhar o funil de vendas e levar a conversão. Esses sistemas fornecem relatórios automatizados e eliminam uma parte do processo que demandaria muito tempo caso feito manualmente; para mais detalhes sobre esse assunto, vale investir alguns minutos para a leitura do post Business Intelligence: 3 maneiras para Você melhorar as vendas .
Por isso, as equipes de vendas devem tornarem-se mais eficientes na coleta de informações e mais eficazes para suprir as dúvidas dos compradores, clientes e prospects. Esse tipo de observação reforça em muito o que os chamados “Mestres Digitais” já identificaram para o sucesso do seu negócio, que é a importância (vital) de um relacionamento estreito entre as áreas de TI e Comercial, a visão comum entre tais áreas gera um diferencial competitivo para essas empresas estatisticamente mais elevado (da ordem de 32%).
Mas, como isso pode ser feito?
Para isso as equipes de vendas devem aprender mais rápido do que seus concorrentes para atrair novos negócios e isso se torna possível por meio da tecnologia móvel. Um sistema móvel eficiente deve possuir todas as suas informações para efetuar a conversão, tais como:
- Público-alvo
- Pergunta qualitativas
- Estratégia de venda
- Especificações do produto
- Configurações
- Informações sobre a concorrência
- Sites de referência
- Estudos de caso
- Estratégia de preços
Em suma, ter a informação necessária em tempo real permite maior eficiência e otimização dos processos, mas para isso a equipe necessita estar treinada para atender e fornecer suporte adequado ao cliente.
Com isso, a tecnologia móvel permite maior interação entre os colaboradores e os consumidores. Alguns fatores são a chave para o sucesso desse diálogo, composto pelos seguintes elementos interligados:
- Facilidade de uso do aplicativo
- Formação e capacitação dos colaboradores
- Satisfação do cliente
- Prestação de serviços de qualidade
- Lealdade do consumidor
- Maior rentabilidade
Por meio da tecnologia móvel é possível interagir em tempo real com seu cliente (mensagens instantâneas), trocar documentos de forma rápida, emitir relatórios de performance, realizar pesquisas de melhoria dos serviços, dentre outros. Talvez o exemplo de maior destaque quanto isso seja o WhatsApp, o qual oferece algo simples, fácil, objetivo, conciso, rápido e de acordo com a demanda do cliente.
Portanto, organizações que querem ter um vantagem competitiva perante aos seus concorrentes devem usar a tecnologia móvel como parte de uma estratégia para atrair novos negócios, oferecer um melhor serviço para o cliente e envolver seus funcionários em torno de um único objetivo.
Quer saber mais sobre como atrair mais negócios para a sua empresa? Entre em contato e solicite mais informações!
Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.