Uma das melhores facilidades relacionadas ao dinheiro é a simplicidade nas transações, a qual você apenas comercializa o que é de seu interesse, onde ninguém pergunta seu nome, endereço, número de telefone, data de nascimento ou salário, dessa forma o dinheiro proporciona confiança instantânea entre o comprador e o vendedor.
Você deve estar se perguntando, mas qual é a novidade? O blockchain é uma nova tecnologia que dá suporte ao Bitcoin, ou seja, ele registra transações e a entrada da contabilidade financeira. O blockchain é uma poderosa ferramenta que pode ser usada nas cadeias de suprimentos desde fornecedores até as linhas de transporte e transmissão.
Nesse sentido, o Bitcoin surge com a intenção de facilitar as transações bancárias, visto que uma transação feita com cartão de crédito exige uma infraestrutura complexa para garantir que as operações sejam rápidas, confiáveis e seguras, além de um custo elevado por cada operação, podem demorar vários dias.
Mais simples e mais barato
Alguns teóricos afirmam que o Bitcoin, moeda digital, vai significar o fim dos bancos, outros veem essa tecnologia como um forte veículo financeiro para os criminosos. A história do Bitcoin é bem conhecida: começou quando Satoshi Nakamoto – nome usado pelo inventor, cuja identidade real é ainda incerta – dissipou a ideia de moeda digital por meio de uma lista de e-mails relacionadas a um fórum de discussão de ativistas, que acreditavam que a criptografia poderia trazer uma mudança social e política ( “cypherpunks”).
Com isso, o Bitcoin começou a ser negociado em 2009, com uma taxa de câmbio em relação ao dólar de US $ 0,0007 por Bitcoin. Atualmente, o valor do Bitcoin em circulação é de US $ 6 bilhões de dólares.
Desde o seu início, o Bitcoin teve forte adesão pelos ideias liberais, visto que é uma tecnologia, essencialmente, de verificação e registo de operações sem uma autoridade central, ou seja, ele derruba o princípio básico de sistemas de pagamento: ter uma central, ter um contador confiável que armazena e valida todas as operações, além dos tradicionais sistemas de pagamento.
Por isso, o Bitcoin se tornou uma poderosa ferramenta para transações bancárias com segurança criptográfica e se tornou a primeira moeda digital bem sucedida, pois permite que o usuário transfira propriedades digitais para outro utilizador da Internet, de modo seguro e confiável.
Tradicionalmente, a indústria financeira tem tentado resolver o problema de criar empatia, agindo como um intermediário de confiança entre indivíduos e empresas que não conhecem uns aos outros. Com o surgimento do Bitcoin, isso abalou o modelo de negócio tradicional, a tecnologia surge então como um facilitador dos negócios, pense como exemplo na relação da Amazon e as livrarias ou Uber e os táxis.
Transformar o setor financeiro
A tecnologia blockchain do Bitcoin pode ser usada para transformar o setor financeiro, reduzindo o tempo para as transações bancarias. Contudo, a lista de usos é ainda maior, o blockchain, por exemplo, poderia ajudar a melhorar a transparência nas auditorias ou em comércios de baixa transação.
O jogo com o blockchain está apenas começando e em verdade, proporcionalmente ao impacto a ser gerado, poucos ainda sabem em relação a esse assunto sendo que a área financeira num primeiro momento é aquela junto à qual mais benefícios são percebidos, o que por outro lado eleva a “tensão” entre CFOs e profissionais da área.
De forma simplista e sem muitos detalhes o que provavelmente levaria a escrita de inúmeros outros posts, assim podemos resumir:
“Blockchain é um tipo de banco de dados distribuído que armazena uma contabilidade permanente e à prova de falsificação dos dados da transação, e uma vez que distribui o controle através de uma rede de participantes sem servidor central algum, ou seja, não existe uma entidade única que controla os dados. Em vez disso, a tecnologia “embutida” autentica todos que apresentaram informações através de registro digital único e imutável para fornecer verificação do usuário e impedindo dessa forma a “adulteração” do mesmo.” Além disso outros detalhes como imutabilidade, no double espending e transparência fazem dessa inovação tecnológica algo que muitos chamam de uma “nova quebra de paradigma” desde o advento da Internet tal como a encontramos hoje!
Vale ainda lembrar, para o segmento financeiro que no contexto corrente de gestão dos dados contábeis, um banco ou instituição financeira controla o sistema, suas transações e os dados atinentes. Não é apenas a sistemática operacional que fica sob a dependência (tutela) de um “sistema de terceiros”, mas toda a informação potencialmente fica à disposição de terceiros, incluindo os reguladores do governo entre outros, sem falarmos aqui na possibilidade de fraudes, desvios, corrupção e perda dos dados, etc, etc.… Só para estimular a discussão: as empresas de Auditoria estão “arrepiadas” com isso; coloco a aqui uma pergunta: Esse “arrepio” é de temor ou excitação pela oportunidade em questão?
O blockchain muda isso de forma inconteste!
Em tempo e sem medo de errar, podemos afirmar que o blockchain é uma poderosa ferramenta(?) que pode ser usada entre outras áreas nas cadeias de suprimentos (Supply Chain Management) e que está apenas começando, mas que já provoca um impacto considerável.
O fim do jogo blockchain não é claro, mas as organizações devem garantir que todos os seus líderes estejam no mínimo, cientes do que está acontecendo e, pessoalmente falando, não é pouco!!!
Além disso, sugiro às organizações identificar casos de uso potencial e experimentar com prova de conceito – pilotos – bem como colaborar com colegas em grupos industriais.
Um dos pontos-chave, que não é privilégio do Brasil é a carência de profissionais capacitados para o desenvolvimento de aplicações, fato esse o qual é função do estágio corrente da tecnologia, porém a busca por certificação junto à esse tema é elevada e reprimida. Se tiver interesse sobre isso, entre em contato temos algumas alternativas!
Como Bill Gates uma vez disse: “Nós sempre superestimamos a mudança que vai ocorrer nos próximos dois anos e subestimamos a mudança que ocorrerá nos próximos dez”.
Compartilhe seus pensamentos e experiências com a gente. Quer saber mais como o Bitcoin pode te ajudar a melhorar os processos e a lucratividade da sua empresa?! Entre em contato e solicite mais informações.
Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista
[et_bloom_inline optin_id=”optin_4″]Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.
3 thoughts on “Blockchain registra transações de forma segura e confiável”
Comments are closed.