Sabe aquele quadro bonito na parede da empresa, com missão, visão e valores? Ou aquele diagrama interessante que aparece no relatório anual, chamado balanced scorecard? Pois é, embora sejam peças fundamentais para estabelecer a estratégia de uma empresa, nada daquilo tem eficácia se não chegar ao gemba da forma correta. O Hoshin Kanri é um método de desdobramento da estratégia e das metas do negócio, que atua de forma a atender sua plena execução.
Traduzido do japonês, Hoshin Kanri significa “controle de direção”, ou seja, o ato de gerenciar para onde vamos. Esse direcionamento, que deve ser aplicado em toda atividade cotidiana de qualquer empresa, muitas vezes se perde nas peculiaridades de cada tarefa. Um exemplo: muitos projetos perdem sua utilidade porque se desenvolvem a partir das necessidades do próprio projeto, e não das metas do negócio.
A pergunta “para onde estamos indo (ou queremos ir)?”, como negócio, deve ser o balizador de qualquer decisão do dia a dia. Para garantir essa direção, o Hoshin Kanri é um excelente auxíio, pois atua no desdobramento e disseminação da estratégia. Se o norte a ser atingido estiver apenas na cabeça da alta direção, ninguém vai chegar a lugar nenhum. O Hoshin organiza ainda a sistemática de controle do desdobramento da estratégia e o acompanhamento dos resultados.
Como implantar o Hoshin
O primeiro passo de todo planejamento estratégico é sempre o mesmo: é preciso saber quem somos e para onde queremos isso. Para isso existem missão, visão e valores. Essa é a base da estrutura que vai ancorar todos os desdobramentos.
É preciso estar-se atento, ainda, à questão da liderança. Nenhum plano ou projeto se desenvolve adequadamente se não tiver um gestor capaz de manter a direção das atividades e de escutar seus colaboradores e demais partes interessadas. São os líderes do desdobramento que vão garantir que a estratégia não saia dos trilhos.
Um dos desafios do planejamento em cascata é abrir os indicadores e metas (desdobramento vertical) forma que os resultados das atividades de ponta repercutam exatamente no mesmo sentido da estratégia, sem desvios. Assim, cada ação do operador da máquina estará relacionado ao Ebitda da empresa. O outro ponto a ter atenção é a integração entre diferentes setores da organização (desdobramento horizontal), para que não se perca a sincronia dos projetos e nem se criem rivalidades internas.
Para o acompanhamento do trabalho e monitoramento dos resultados, a gestão visual é uma importante aliada. A compreensão de “o que queremos”, “para onde vamos” e “onde estamos” precisa estar em todas as áreas da organização, em todos os momentos de trabalho, e nada melhor do ter o planejamento sempre à vista.
Hoshin Planning X-Matrix
Vinculado ao pensamento Lean e à gestão da qualidade total (TQM, do inglês Total Quality Management), o Hoshin Kanri também está relacionado ao Gerenciamento pelas Diretrizes (GDP) e dialoga com ferramentas como Catchball, PDCA e A3. Um conjunto de grades estratégicas deve fornecer o modelo de funcionamento do negócio, para que todas as equipes envolvidas possam acompanhar o fluxo de estratégia da organização. A definição consistente dos sistemas de gestão a serem aplicados no negócio são essenciais para o sucesso do planejamento.
A principal ferramenta é a Hoshin Planning Matrix, ou X-Matrix, que organiza em uma única matriz os objetivos estratégicos:
- iniciativas estratégias
- indicadores-chave de performance
- projetos-chave e ações táticas
- requisitos de recursos humanos
A X-Matrix permite que a organização analise facilmente o alinhamento de seus objetivos estratégicos, iniciativas estratégicas, indicadores-chave de desempenho, itens de ação e recursos humanos. Se usada corretamente, a ferramenta melhora a probabilidade de uma execução bem sucedida do plano estratégico.
Vale lembrar que cada empresa tem suas necessidades específicas, e todas os métodos e ferramentas devem e podem ser adaptador conforme o que a organização precisa. Conte com a gente para elaborar o melhor plano para o seu negócio e alcançar a Excelência Operacional! E siga nossa página no Facebook!
Edição: Svendla Chaves – jornalista
Foto: Pexels/Pixabay
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.
One thought on “Hoshin Kanri: a bússola do seu negócio”
Comments are closed.