Quando se fala em analyze (analisar) dentro do DMAIC, entende-se que a ordem qualitativa dos problemas, bem como a sua quantidade, já foi definida nas etapas iniciais. Agora é o momento de se fazer a identificação das causas envolvendo os problemas prioritários. Dessa forma, serão encontradas as maneiras de se solucionar a causa de quebra no padrão de qualidade e alcançar a Excelência Operacional.
No setor de agronegócio, por exemplo: se pode analisar uma situação de baixa nas vendas. Busca-se um aprimoramento na metodologia de ofertas e promoções com as vendas. Como posso vender mais? Como posso manter ou melhorar o padrão do meu produto e, dessa maneira, atingir um maior nível de vendas?
Nessa etapa do DMAIC, é imprescindível o uso de algumas ferramentas. Elas vão ajudar a descobrir quais são os fatores prioritários que estão gerando falhas operacionais dentro da produção. Com elas, é possível formar uma matriz de priorização mais bem elaborada para analisar os dados coletados.
Toda solução definida após a etapa de análise deve(?) ser implantada em escalas pequenas na empresa. Permite-se, assim, a possibilidade de atualizações e modificações que melhorem o processo corretor em execução. A partir do momento em que a meta estabelecida for alcançada, aí sim pode-se implantar a nova solução operacional desenvolvida. Não é recomendável que se faça o contrário, pois acaba gerando o desnecessário risco de falha geral. Isso acarreta mais custos e uma espécie de “pane total” nos resultados do projeto e, é claro, na busca pela Excelência Operacional. Não arrisque tudo!
Ferramentas na prática
- Realizar um bom brainstorming com a equipe promove um turbilhão de soluções plausíveis. O brainstorming é um processo de geração de ideias. Em um momento sem grande formalidade ou restrições, a equipe se reúne para colocar na mesa todas as ideias possíveis sobre um determinado tema.
- Com o desenvolvimento de fluxogramas, é possível definir o sequenciamento operacional da resolução dos problemas.
- O diagrama de causa e efeito também pode ajudar, considerando as seis possíveis classificações para os problemas na operação, também conhecidas como 6M (método, máquina, meio ambiente, medida, mão de obra, material)..
- É interessante que se faça uma Stackholders Analysis na etapa de análise. Trata-se de definir quais serão os departamentos alterados durante o processo de reestruturação, pessoas que serão afetadas e poderão ter uma mudança de cargo ou demissão, quais equipes não vem rendendo o esperado dentro da empresa, etc. Esse processo ajuda a definir os responsáveis diretos na quebra dos padrões de qualidade do produto final e, assim, quem está trabalhando diretamente na correção destes problemas.
No próximo post, falaremos sobre a penúltima etapa da metodologia DMAIC, denominada como improve (implementar). Vai chegando a hora decisiva dentro da consolidação da Excelência Operacional do produto. Acompanhe!
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Edição: Svendla Chaves – jornalista
Imagens: Gerd Altmann/Pixabay
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.
One thought on “DMAIC, terceira etapa: analisar”
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