Esta é a parte final de um projeto que segue a metodologia DMAIC dentro do contexto do Lean Six Sigma. Ao chegar nesta etapa, presume-se que todas as fases anteriores (definição, medição, análise e melhoria) tenham sido concluídas com sucesso e surtido resultados positivos. A resolução dos problemas foi definida e testada com largo índice de resultados.
Agora é hora de usar e abusar do controle! Controlar o desempenho do sucesso, assegurando que os ganhos de produtividade obtidos mantenham-se em definitivo e em larga escala. Isso vai garantir a qualidade do produto ou serviço final e, deste modo, a satisfação do cliente.
Uma indústria de máquinas agrícolas encontrou seu problema, mobilizou recursos, implementou melhorias e obteve sucesso. Tudo definido, tudo decidido, aplica em larga escala o padrão renovado. Quem falhar ou quebrar procedimento sofre as sanções estipuladas dentro da empresa. Os responsáveis por isso serão coordenadores locais devidamente treinados e conhecedores da metodologia DMAIC.
Ferramentas na prática
O caminho percorrido até aqui ainda não terminou e o estabelecimento de controles adequados é parte fundamental para manter as melhorias feitas no(s) processo(s).
É nessa etapa que a transição para o “dono do processo” (process owner) para a ser mais intensa e responsabilidade do mesmo é ratificada no que tange aos controles e monitoramento ao longo do tempo….; a validação com a equipe se há necessidade de ações adicionais…., é algo que com frequência aparece o que poderá implicar em alterações de procedimentos e instruções de trabalho.
Algo inovador para a formalização do final do projeto, mas que é uma boa forma de saber se o processo está sendo controlado com eficiência é por meio do Guest Track. Com um simples questionário, o cliente (interno e externo) avaliará o produto oferecido ou serviço prestado. Também vai apontar o que poderia melhorar ainda mais em termos de Excelência Operacional e suas dimensões
As equipes responsáveis pela manutenção do controle também precisam dominar outras formas de medição durante o processo produtivo. Evita-se, assim, possíveis desvios de finalidade ou rupturas de parâmetros definidos pelo DMAIC. É necessário que se elabore um plano responsável pela área de controles internos e de operação, registrando em seu histórico qualquer possível quebra de padrão e os envolvidos diretos no respectivo acontecimento, é claro, sempre com uma medida de ação/resposta para isso.
Sobre o DMAIC
A metodologia DMAIC não se trata apenas de um processo buscando a resolução dos problemas. É sim um modelo de gestão fundamentado em buscar o foco nos indicadores principais de resultados possíveis, em cortes de custos necessários e na excelência final do produto/serviço.
Com as metas estabelecidas no DMAIC sendo cumpridas à risca (e daí surge a importância deste processo final, que é controlar), é natural que surjam excelentes ganhos financeiros, a competitividade da empresa e uma expansão considerável na capacidade operacional.
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Edição: Svendla Chaves – jornalista
Imagens: Michal Jarmoluk/Pixabay
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.