Conheça mais sobre o Blog

Por que um Blog sobre excelência operacional?

Quando pensei em construir esse Blog, confesso que não tinha muita convicção sobre como fazê-lo, mas estava certo que deveria tratar de algo que sempre motivou a minha vida e meus passos independentemente dos resultados, pois o que compartilharei aqui está muito mais atrelado a uma forma de ser e agir tomando como exemplo não somente a minha pessoa e/ou experiência mas sim os conceitos estabelecidos e colocados em prática bem como disseminados tanto pelo mundo acadêmico como pelos mais afamados profissionais e empresas, principalmente aquelas que no passado eram designadas como de "Classe Mundial".

Deve ficar claro no entanto que, particularmente, não apontarei tão somente tais conceitos sob a égide técnica, mas tendo sempre a preocupação de ressaltar o lado humano e comportamental que nos levam (ou deveriam levar) aquilo que chamo de Excelência.

O conceito de excelência

Ele apareceu, pela primeira vez, no livro de Tom Peters In Search of Excellence, publicado em 1982 em co-autoria com Robert H Waterman, Jr. Para estes autores, as empresas devem resolver os seus problemas utilizando apenas os processos de negócio indispensáveis e devem repartir o poder de decisão pelos diversos níveis hierárquicos da empresa. O conceito de excelência operacional é transversal a todas as áreas de uma organização, o que obriga a que haja um alinhamento dos seus sistemas de informação com os objetivos da empresa. (Wikipedia - Excelência Operacional)

"Embora sempre sendo algo a ser seguido, tenho cá minhas dúvidas sobre o que se fala e o que se executa.  Acho que a retórica é mais presente do que se imagina..." - Monsanto

blog visa discutir o conceito de Excelência na prática de forma consistente (ainda que descontraída), com um conteúdo inédito a ser desenvolvido por mim e outros profissionais do mercado, e quem sabe quebrar alguns paradigmas (da Melhoria Contínua) para o que conto com a ajuda seja como leitor, colaborador ou crítico.

Valeu e boa leitura!

[ ]´

Confira os artigos mais recentes

Machine learning auxilia agronegócio

Como usar machine learning na agricultura

Na Agricultura 4.0, o campo se torna digital. Dessa forma, os equipamentos aprendem a resolver tarefas sozinhos, em aprendizagem contínua. Os algoritmos de alta precisão utilizados no machine learning promovem um crescimento sustentável da produtividade no agronegócio.

Seis conexões entre Lean Six Sigma e inovação

O Lean Six Sigma promove a inventividade no trabalho, a autonomia dos colaboradores e a busca da perfeição, características fundamentais para estimular a inovação.

APQP: mais qualidade, menos risco

APQP: mais qualidade com menos risco

Ter uma compreensão clara do que os clientes esperam em um produto garante também redução de custos. Nesse contexto, o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto (APQP, na sigla em inglês) é uma ferramenta eficaz para promover a excelência a partir das necessidades do cliente.

Veja todos os artigos

Excelência em consultoria e serviços

Com métodos comprovados auxilio empresas a alcançar a excelência operacional de suas atividades com resultados estrategicamente estabelecidos.

Veja o que posso fazer pela sua empresa: