Conheça mais sobre o Blog

Por que um Blog sobre excelência operacional?

Quando pensei em construir esse Blog, confesso que não tinha muita convicção sobre como fazê-lo, mas estava certo que deveria tratar de algo que sempre motivou a minha vida e meus passos independentemente dos resultados, pois o que compartilharei aqui está muito mais atrelado a uma forma de ser e agir tomando como exemplo não somente a minha pessoa e/ou experiência mas sim os conceitos estabelecidos e colocados em prática bem como disseminados tanto pelo mundo acadêmico como pelos mais afamados profissionais e empresas, principalmente aquelas que no passado eram designadas como de "Classe Mundial".

Deve ficar claro no entanto que, particularmente, não apontarei tão somente tais conceitos sob a égide técnica, mas tendo sempre a preocupação de ressaltar o lado humano e comportamental que nos levam (ou deveriam levar) aquilo que chamo de Excelência.

O conceito de excelência

Ele apareceu, pela primeira vez, no livro de Tom Peters In Search of Excellence, publicado em 1982 em co-autoria com Robert H Waterman, Jr. Para estes autores, as empresas devem resolver os seus problemas utilizando apenas os processos de negócio indispensáveis e devem repartir o poder de decisão pelos diversos níveis hierárquicos da empresa. O conceito de excelência operacional é transversal a todas as áreas de uma organização, o que obriga a que haja um alinhamento dos seus sistemas de informação com os objetivos da empresa. (Wikipedia - Excelência Operacional)

"Embora sempre sendo algo a ser seguido, tenho cá minhas dúvidas sobre o que se fala e o que se executa.  Acho que a retórica é mais presente do que se imagina..." - Monsanto

blog visa discutir o conceito de Excelência na prática de forma consistente (ainda que descontraída), com um conteúdo inédito a ser desenvolvido por mim e outros profissionais do mercado, e quem sabe quebrar alguns paradigmas (da Melhoria Contínua) para o que conto com a ajuda seja como leitor, colaborador ou crítico.

Valeu e boa leitura!

[ ]´

Confira os artigos mais recentes

Integração TLS

Integração TLS: foco no cliente e no processo

A fórmula para manter o foco no cliente sem perder resultados está na conjunção de três metodologias: Lean, Seis Sigma e Teoria das Restrições (TOC). Elas formam a integração TLS.

Customer Experience

Customer Experience: hora da estratégia

Implantar uma política de Customer Experience no seu negócio é a melhor forma de potencializar a relação com o cliente. Uma estratégia de serviço bem executada maximiza o valor do cliente, aumenta sua satisfação. Por outro lado, eleva receitas e diminui a rotatividade da empresa. Customer Experience é o resultado de todas as interações que […]

Gerenciamento de projetos

Quatro tendências para gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos tem um lugar cada vez mais relevante no mundo dos negócios. E esse cenário deve ser ainda mais expandido após a pandemia. Sem dúvida, as empresas voltarão com força total, correndo contra o tempo para recuperar o que foi perdido.

Veja todos os artigos

Excelência em consultoria e serviços

Com métodos comprovados auxilio empresas a alcançar a excelência operacional de suas atividades com resultados estrategicamente estabelecidos.

Veja o que posso fazer pela sua empresa: