Fluxo de informações garante excelência operacional

Evitar desperdício, reduzir erros, aumentar a produtividade e a lucratividade, simplificar e agilizar processos: essas são apenas algumas das vantagens de se trabalhar com Excelência Operacional. Para alcançá-la, no entanto, é preciso ter em mente alguns pressupostos, e um deles é fundamental: garanta o fluxo de informações. Vivemos na era da informação, e por vezes […]

As 7 ferramentas da qualidade: chaves úteis para o seu dia a dia

Os fundamentos da qualidade total remontam ao início do século passado – e ainda assim alguns de seus instrumentos são poucos explorados pelas empresas brasileiras. Resultado da interação entre Japão e Estados Unidos na busca pelo avanço industrial no pós-Guerra, as 7 ferramentas da qualidade foram organizadas na década de 1960 pelo japonês Kaoru Ishikawa […]

Blockchain registra transações de forma segura e confiável

Uma das melhores facilidades relacionadas ao dinheiro é a simplicidade nas transações, a qual você apenas comercializa o que é de seu interesse, onde ninguém pergunta seu nome, endereço, número de telefone, data de nascimento ou salário, dessa forma o dinheiro proporciona confiança instantânea entre o comprador e o vendedor. Você deve estar se perguntando, […]

Como aprimorar a liderança no chão de fábrica via Excelência Operacional

Liderando a mão de obra no chão de fábrica via Excelência Operacional

O controle do chão de fábrica (gemba) é essencial para que qualquer empresa consiga maior lucratividade e otimização dos processos, o que inclui uma maior disponibilidade de recursos e produtividade. Porém, para que os gestores implementem novas rotinas na empresa são necessárias diversas medidas. Para todos os negócios que visam controlar o chão de fábrica, o […]

Sistema ERP industrial: o que é, para que serve, benefícios

Sistema ERP industrial: o que é, para que serve, benefícios ?

O surgimento da Internet revolucionou o mercado, onde há a necessidade de estabelecer novas relações de colaboração entre fornecedores e parceiros, exigindo novas metodologias e processos. O ERP Enterprise Resource Planning é um pacote de sistema de informação que auxilia esse processo, ele integra todos os aplicativos necessários de forma centralizada. Geralmente ele composto por […]

Growth Hacking o novo conceito que você precisa conhecer

Growth Hacking o novo conceito que você precisa conhecer

O termo Growth Hacking surgiu em 2010, criado pelo empreendedor Sean Ellis, focado exclusivamente no crescimento dos negócios e que deu origem a uma série de métodos, ferramentas e melhores práticas para alavancar e melhorar a performance das empresas no cenário digital, gerando maior lucratividade para os empreendedores digitais. Com o avanço da tecnologia, surgiram novos […]

Como-a-tecnologia-digital-impacta-na-Excelencia-Operacional

Como a tecnologia digital impacta na Excelência Operacional?

O progresso tecnológico resultou em mudanças significativas e radicais no âmbito cultural e social, além de um profundo impacto sobre os processos de negócios, visto que muitos métodos manuais foram automatizados, de forma mais eficiente, veloz e com precisão de resultados. Nesse sentido, a cadeia de abastecimento exige respostas rápidas e inovadoras. Embora ocorra várias […]

3 estratégias para melhorar a visibilidade do seu negócio na Internet

Melhorar a visibilidade do seu negócio na Internet não é tão simples como costumava ser, os algoritmos dos mecanismos de busca têm crescido de forma mais inteligente e mais sofisticada. O resultado é que muitas das técnicas que costumavam ser aceitáveis, ficaram obsoletas. Com isso, persiste o desafio: precisamos de links, precisamos de tráfego e […]

como-a-cadeia-de-abastecimento-ajuda-a-identificar-novas-oportunidades-de-negocio, empreendedorismo, Cadeia Abastecimento

Como usar o Supply Chain para identificar novas oportunidades de negócios?

A Cadeia de Abastecimento  ou Supply Chain (Supply Chain Management – SCM), além de ajudar na integração das atividades internas e na gestão da logística, identifica novas oportunidades de negócios, empreendedorismo, melhora os serviços e reduz custos operacionais. Essa tecnologia permite que as empresas visualizem a estrutura e as políticas da Cadeia de Abastecimento do […]

internet of things,technology,Era do Consumidor, agrega valor,Internet das Coisas, experiência do cliente

Internet das Coisas: como as empresas podem se beneficiar do uso do IoT

Embora a expressão Revolução (Transformação) Digital tenha se popularizado de forma exponencial, a chamada Internet da Coisas – IoT (Internet of Things) como muitos preferem, em minha opinião, ainda é um tanto quanto “misteriosa” para muitos profissionais e empresas os quais se encontram “pressionados” pela dinâmica dos negócios, e, fortemente, pelos benefícios e vantagens que […]

Como-o-Lean-Manufacturing-pode-ajudar-meu-negócio

Lean Manufacturing: como “isso” pode ajudar meu negócio?

O Lean Manufacturing ou Manufatura Enxuta pode ser útil para a otimização dos processos nas empresas. O sistema manufatureiro engloba três processos-chave: análise, produção e revisão das falhas. Tais princípios podem assim ser caracterizados: Identificação e solução de problemas a partir da fonte, de forma eficiente; Otimização dos recursos; Foco na melhoria contínua, desempenho e […]

7 formas que a tecnologia digital impacta na Excelência Operacional

Quando foi a última vez que você abriu uma enciclopédia ou foi a biblioteca municipal para responder a uma pergunta corriqueira? Há 20 anos atrás isso seria comum, porém os avanços tecnológicos permitiram que o fácil acesso a informação. Enquanto o progresso tecnológico resultou em mudanças sociais e culturais, isso também teve um profundo impacto […]

Como-converter-prospects-em-clientes.

Conversão: Como converter prospects em clientes?

Antigamente, a fórmula para converter prospects envolvia diversas reuniões para que finalmente o cliente aderisse ao programa, produto ou serviços. Hoje, com o avanço da tecnologia, há a necessidade de um trabalho especializado para ganhar visibilidade e se conectar com novas pessoas e negócios qualificados. No entanto, a maioria dos pequenos empresários gastam muito tempo […]

Business-Intelligence-como-alavanca-de-vendas.

Business Intelligence: 3 maneiras para você melhorar as vendas

Business Intelligence (BI) ou Inteligência de Mercado é a capacidade de transformar dados em informação e informação em conhecimento, de modo a otimizar o processo da tomada das decisões empresariais. Do ponto de vista da tecnologia da informação, podemos dizer que o BI é um conjunto de metodologias, aplicações e tecnologias que permitem uma empresa […]

Redução-de-custos-com-Business-Intelligence

Redução de custos com Business Intelligence

Redução de custos com Business Intelligence ou ferramentas de BI é a pauta indispensável de muitas reuniões acaloradas entre os dirigentes de empresas de portes variados, principalmente em tempos de retração da economia. Muitos, neste momento, gerenciam e decidem com base nas experiências dos administradores de cada área, expostas em relatórios gerados a partir de simples […]

Utilizando o Business Intelligence como Ferramenta para UX Design

Como pôde ser observado no post “Business Intelligence: o que é isso?”, no site Excelência em Pauta, uma das definições de BI (Business Intelligence) passa pela análise de dados para atingir a Excelência Operacional, através da construção de procedimentos para o desenvolvimento de produtos, maximizando assim a lucratividade e alcançando a satisfação do cliente. Pode-se observar uma lacuna […]

Transformação Digital: opções tradicionais versus Marketing Digital

Ainda que uma série de organizações tenha evoluído e acompanhado a chamada transformação digital, a resistência a algumas questões nem sempre permanece no passado longínquo, mas há luz no fim do túnel…,resta saber se por opção ou imposição da “mão invisível do mercado”, alavancada agora pelo Marketing Digital. Na falta de progresso no sentido de se […]

Business-intelligence-e-marketing-digital

Marketing Digital e Business Intelligence

Reduzir custos com a integração entre as ferramentas de Marketing Digital e Business Intelligence é a estratégia mais certeira para driblar o atual cenário de crise economia brasileira. Reduzir custos que não trazem retorno para o negócio é fundamental e a comunicação integrada entre estas ferramentas torna-se uma grande aliada na busca de informações precisas -preferencialmente em […]

Excelência Operacional: 12 dicas para fazer do jeito certo!

No mundo competitivo e dinâmico como o de hoje, Excelência Operacional atrelada a resultados de alta eficiência e produtividade é simplesmente tudo.   Metodologias e sistemas de produção não são, por assim dizer, uma novidade na busca da melhor performance ou ainda da transformação do mundo de operações independentemente do setor e/ou segmento.   É […]

Business Intelligence: o que é isso?

Bem, embora esse seja uma tema recorrente e que por vezes é motivo de uma série de acaloradas discussões, a conclusão que é que não há uma definição operacional universalmente aceita, entretanto Business Intelligence (BI), é comumente acatada como a integração de pessoas, processos e tecnologia utilizada para transformar dados em informação, onde de posse da mesma tome decisões com muito […]

Business Intelligence: isso é novidade?

Embora muitas novidades no chamado “mundo digital” tenham surgido nesses últimos 10 anos, Business Intelligence (Bi), em minha opinião é algo que há muitas décadas (séculos?) inúmeros profissionais colocam em prática ainda que de forma discreta e pouco divulgada.   Hoje com a difusão das ferramentas tecnológicas e os conceitos de Marketing Digital facilitaram em muito o acesso […]

Big Data, Analytics, Machine Learning, o que fazer ?

A Tecnologia da Informação vem percorrendo um longo caminho de forma muito rápida nos últimos anos, desde as melhorias operacionais e consolidação e melhor tratamento de informações que vão do ciclo ERP até o Big Data, chegando ao nível de definição e ajuste de estratégia de negócios proporcionado pelo Machine Learning.

Como Você e sua Empresa se posicionam frente a isso?