Chão de Fábrica: Aumente a Produtividade da sua Empresa

Fonte: Pixels

A baixa produtividade pode ser um problema. Para os trabalhadores do chão de fábrica, executar tarefas repetitivas no dia a dia, todos os dias, ano após ano, às vezes pode ter um efeito calmante. Afinal, é da natureza humana acostumar-se a uma determinada maneira de fazer as coisas.

A produtividade no chão de fábrica depende de uma combinação de funcionários, equipamentos e processos eficientes. Vamos abordar neste post como você pode aumentar a produtividade da sua empresa compreendendo como funciona esse mecanismo.

Os produtos de uma empresa são confeccionados no chão de fábrica, o lugar em que pessoas e máquinas atuam para alcançar determinados objetivos.

É o local mais importante de uma indústria. Por isso, é importante levar em consideração algumas premissas para compreender o que pode prejudicar a produtividade da sua empresa, como:

  • Não avaliar os custos envolvidos com colaboradores e máquinas;
  • Não ter controle das ordens de produção diárias no chão de fábrica;
  • Não ter controle dos motivos pelos quais a sua empresa está perdendo a produtividade.

Esses e outros motivos estão relacionados a muitos problemas que as empresas enfrentam e, principalmente não saber administrar essas informações que para alcançar os seus objetivos, são valiosas.

A análise e o acompanhamento da produção são necessários diariamente para que se tenha o controle do que acontece na sua fábrica.

Contratar mais colaboradores e comprar mais máquinas não significa aumentar a produtividade. A boa gestão é uma premissa que deve ser considerada a todo momento e traz benefícios, como funcionários motivados e o conhecimento dos recursos que a fábrica possui.

Avaliação da empresa: Como está o andamento dos processos?

O processo de produção depende exclusivamente de máquinas e pessoas. Porém, para que a produtividade ocorra de fato, você precisa ter o controle.

Por exemplo, se seu equipamento requer mais tempo para reparos do que para produção, você pode precisar considerar se ele tem valor para sua empresa.

Avalie cada peça do equipamento e controle os cronogramas de manutenção. A manutenção precisa ser feita para resolver problemas recorrentes de maneira proativa, em vez de esperar até que um imprevisto ocorra.

Considere o uso de software e tecnologias disponíveis para medir a produção e monitorar o desempenho ao longo do tempo. Você pode descobrir que uma máquina não está sendo limpa com a frequência necessária ou precisa de lubrificação mais frequente para operar com desempenho máximo.

Sensores e medidores também podem fornecer dados para ajudá-lo a determinar quais equipamentos estão gerando receita e quais não estão entregando ROI.

Essas entre outras análises devem ser feitas, pois podem parecer simples mas se não avaliadas podem levar o seu negócio a uma crise com um caminho sem volta.

Por isso, é importante ter o controle do chão de fábrica para otimizar os processos de produção e consequentemente melhorar a produtividade.

Você pode gerar ótimos resultados com os recursos que possui no momento, basta compreender os itens que falaremos a seguir.

Planejamento do chão de Fábrica com um Sistema de Gestão de PCP

O planejamento do chão de fábrica envolve avaliar os recursos mais sobrecarregados e mais ociosos da fábrica. Se você possui um sistema de gestão, será possível analisar como utilizar da melhor forma os recursos do seu negócio.

Esse conhecimento traz benefícios como realizar melhorias nos processos, evitar imprevistos como a quebra de uma máquina que estava sobrecarregada, diminuição do tempo ocioso dos seus colaboradores e uma série de fatores que o PCP traz como benefícios para sua empresa.

Acompanhamento da Produção em Tempo Real

Fonte: Freepik

Com a utilização do PCP é possível fazer o acompanhamento de como está o andamento dos processos no chão de fábrica. Esse controle permite que as ordens de produções sejam executadas corretamente e sem atraso. Saiba mais sobre Planejamento e Controle da Produção em nosso post Por que o PCP ainda é Fundamental?

Monitoramento dos Recursos de Fábrica em Tempo Real

O monitoramento permite que você tenha uma rapidez nas análises de informações e veja o desempenho alcançado. É um processo eficiente que evita falhas e disponibiliza vantagens para agir mais estrategicamente.

Além disso, com o monitoramento você pode aumentar a produtividade da sua fábrica ao antecipar problemas e adequar o ciclo de atividades, como avaliar onde há sobrecarga e quais são os pontos ociosos.

Além dessas vantagens, você pode diminuir os custos envolvidos na produção, uma vez que ao fazer mudanças estratégicas, os custos são avaliados antecipadamente. Dessa forma, é a lei da causa e efeito: ao otimizar os processos e aumentar a sua produtividade, os indicadores financeiros também passam por grandes melhorias.

Avaliação e Otimização do Fluxo de Trabalho

É importante ter uma linha de base para melhorar, portanto, avalie os níveis de produção existentes para medir quaisquer melhorias. Em seguida, identifique os pontos problemáticos em seus fluxos de trabalho atuais. Os pedidos estão ficando presos, resultando em atrasos nos prazos? O estoque diminui perigosamente antes que alguém perceba? A programação errática está criando gargalos desnecessários na linha de produção?

Lidar com Pessoas

Fonte: Freepik

A gestão de pessoas no chão de fábrica é essencial, afinal de contas é uma equipe que precisa atuar em conjunto para alcançar um objetivo em comum.

Por isso é importante compreender o significado da palavra líder neste contexto: é aquele que conduz a sua equipe, garantindo que ela siga o padrão de produção.

O líder auxilia seus colaboradores a produzir no prazo estipulado, gerindo o tempo e descobrindo alternativas em casos de imprevistos. Ele também auxilia na gestão das tarefas para conclusão em menos tempo.

O treinamento, o trabalho em equipe e o processo de comunicação dentro da empresa são fatores que podem gerar problemas se não serem feitos corretamente.

As pessoas precisam de capacitação por meio de treinamentos e aperfeiçoamentos dos seus trabalhos. Isso faz com que a sua equipe se sinta valorizada. É um investimento para ela e para a empresa, ou seja, os dois saem lucrando.

Existem outras formas de se valorizar os profissionais como dar espaço e visibilidade a eles através de premiações.

Todos os itens abordados aqui são importantes para alcançar a produtividade e contribuir com a excelência operacional no chão de fábrica. Contudo, se você quiser saber mais sobre excelência operacionalfale com a gente! E siga nossos posts no Facebook.

Revisão Editorial: Juliana Rodrigues

Conquiste a
Excelência Operacional

E-book:
Excelência Operacional

BAIXE AGORA