Atualmente, muitas empresas investem uma quantidade significativa em Marketing Digital, com o objetivo de maximizar a lucratividade. Com isso, o chamado Retorno Sobre o Investimento (ROI) desempenha um papel importante quanto aos resultados obtidos com as campanhas de Marketing Digital.
O ROI não se trata apenas da mensuração dos resultados, ele permite que as empresas obtenham insights sobre o desempenho e rentabilidade provenientes do seu plano de marketing.
Por isso, é importante planejar, analisar e mensurar os resultados. Com isso, você pode reavaliar, rever e reformular seu gerenciamento de projetos e estratégias digitais. Se quiser mais informações sobre esse assunto visite o post: Eu quero ver o ROI! do meu “guru” – Neviton Santana.
Um dos pilares daquilo que designamos como Excelência Operacional e no sentido mas abrangente Excelência, é a mensuração ou melhor, a capacidade de transformar nossa percepção e sentimentos em relação ao que nos impacta (desejos, hábitos de consumo, frequência de visitas, cheiro, número de reclamações por exemplo!!!), em algo tangível e que nos possibilita a melhor tomada de decisão ou se preferirem, gerar resultados consistentes e claro, de forma simples, objetiva e fácil; tente! Vale a leitura (em Inglês do livro: Keeping Up with the Quants – Tom Davenport).
Existem diversas ferramentas que te permitem avaliar o ROI da sua empresa e otimizar sua estratégia de Marketing Digital, como:
Um ponto muito importante da conversão é o seu site, pois é a primeira impressão que as pessoas terão do seu negócio digital. Para criar uma página de destino agradável, você deve:
- Criar título e subtítulo atrativos
- Usar um layout que esteja alinhado a sua empresa
- Destacar as áreas relevantes de conversão
Algumas técnicas podem te ajudar a melhorar o ROI da sua empresa, como:
- Palavras-chave e técnicas de Search Engine Optimization (SEO)
- Analise de relatórios
- Banners de conversão, pois chamam a atenção do usuário
As empresas conseguem atrair clientes por meio do conteúdo, por isso é necessário, primeiramente, identificar o seu público alvo para canalizar seus recursos e investimentos para as pessoas certas.
Você pode usar o Google Analytics, por exemplo, para identificar a localização, idade e hábitos de consumo do seus visitantes e com isso verificar novas oportunidades de negócio e potencializar sua estratégia online.
Uma estratégia bastante utilizada é o Marketing de Conteúdo. Há diversas formas de conteúdo que podem ser atrativas e engajar o seu público como: infográficos, artigos, podcasts, vídeos, dentre outros. Ao fornecer valor real por meio do conteúdo, você pode aumentar o número dos leitores, construir fidelidade à marca e consequentemente aumentar as vendas.
Rede Social um ponto muito importante para ser trabalhado, visto que por meio dela você pode conversar diretamente com seu público alvo, lembre-se de:
- Criar conteúdos diferentes para cada plataforma
- Criar conteúdos focados no cliente
- Fornecer informações relevantes para gerar valor ao seu negócio
- Planejar e monitorar os resultados, com isso você consegue ajustar sua estratégia facilmente
O e-mail marketing é uma ótima ferramenta para otimizar os negócios, algumas dicas eficazes para a sua estratégia:
- Não se esqueça dos usuários mobile
- Títulos atrativos incentivam os usuários a abrir a newsletter
- Conteúdos personalizados tem maior probabilidade de atingir o público alvo
- E-mails personalizados geralmente atingem um público em particular e estimulam o engajamento
Em paralelo, o seu negócio digital precisa de constante atualização para atender os desafios do mercado. O desempenho de um site é muito importante quando se trata de obter o máximo de ROI. No seu planejamento você pode incluir atualizações de conteúdos, testes de navegação, atualização de templates, dentre outros para melhorar o desempenho geral da empresa.
Qualquer negócio possui seus desafios e por isso os novos empreendedores devem cada vez mais se atualizarem para estarem a frente no mercado. Segundo pesquisas recentes três em cada quatro brasileiros possui o desejo de abrir seu próprio negócio. O sonho de empreender atrai muitas pessoas, mas por onde começar? Como lidar com as armadilhas emocionais e financeiras de todo negócio?
O livro Nasce um empreendedor, Dony De Nuccio e Bob Wollheim te ajuda a compreender o universo dos novos empreendedores de maneira simples e divertida, além de reunir entrevistas e depoimentos com grandes influenciadores e empreendedores do país. O livro você encontra aqui.
O Marketing Digital é fundamental para o sucesso dos negócios. Portanto, você deve planejar para criar uma campanha bem sucedida e medi-la para garantir máxima lucratividade. Compartilhe suas experiências com a gente. Quer saber mais sobre Marketing Digital?! Entre em contato e solicite mais informações.
Edição: Fernanda Toyomoto – Jornalista
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.