Competências fundamentais para a próxima década

Quais serão as competências essenciais em 2020?

Fim de ano é, sem dúvida, hora de rever metas e planos da vida pessoal e profissional. Enquanto muita gente aproveita para planejar mudanças de trabalho, outros estão querendo ascender na empresa. Em todos os casos é preciso pensar nas capacidades que temos e nas competências que precisamos desenvolver. Por outro lado, devemos estar atentos às habilidades que buscamos naqueles que vamos contratar. Afinal, os mercados se recriam com cada vez maior rapidez, e a transformação digital exige atualização contínua.

“Os analfabetos do século 21 não serão aqueles que não sabem ler e escrever, mas aqueles que não podem aprender, desaprender e reaprender.” (Alvin Tofler)

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, um terço das competências hoje consideradas fundamentais já não serão necessárias em cinco anos. Ou seja, a principal de todas as competências segue sendo o aprender a aprender. Com tantas informações, dados e mudanças constantes, aqueles que se mantêm atualizados com as últimas tendências e informações sem dúvida terão uma grande vantagem. É preciso estar em constante aprimoramento, investindo no desenvolvimento de novas habilidades.

Algumas capacidades estarão em alta em 2020. Para ajudar nessa tarefa de fim de ano, compilamos dicas do Fórum Econômico e também de especialistas na área. A lista a seguir reúne competências que serão (e já são!) indispensáveis para profissionais de diferentes setores nos próximos anos. Fique de olho!

Não esqueça as competências técnicas…

1. Aprenda a compreender os dados

Todas as tecnologias relacionadas à transformação digital se relacionam com o uso de dados. Eles são hoje o ativo mais importante de qualquer organização – mas, para isso, precisam ser bem utilizados. Isto é, não é à toa que cientista de dados é uma profissão “sexy” no momento. Se você quer avançar na carreira ou mesmo ter seu próprio negócio, entender os dados é uma das competências técnicas mais importantes.

2. Informe-se sobre redes sociais e marketing digital

O tema pode parecer algo específico para determinados profissionais, mas está impactando todos os negócios. Saber como as informações se difundem e são impulsionadas na rede é, de fato, necessário para entender o mundo em que vivemos. Obter a atenção das pessoas on-line será cada mais difícil, e isso pode ser um diferencial importante em sua atuação.

3. Entenda as ferramentas da transformação digital

Você não precisa ser especialista, apenas ter interesse. As competências técnicas serão exigidas em quase todas as profissões, uma vez que as ferramentas digitais serão corriqueiras. Portanto, é preciso desenvolver habilidades para trabalhar com elas em qualquer setor: indústria, comércio, serviços, governo. Quem não entender isso vai ficar para trás.

… mas foque nas competências humanas

4. Inteligência emocional

Segundo o LinkedIn, à medida que a tecnologia acelera, as habilidades sociais crescem em demanda. Ou seja: as máquinas podem fazer quase tudo, mas não podem ser humanas. Enquanto as ações forem desenvolvidas por pessoas, será preciso saber lidar com elas. Nesse sentido, é preciso exercitar o controle, a expressão e a observação das relações interpessoais no local de trabalho. Inegavelmente, a inteligência emocional é essencial para trabalhar coletivamente e garantir um ambiente produtivo.  

Competências fundamentais para a próxima década

5. Pensamento crítico e solução de problemas complexos

Em suma, essas competências refletem aquilo que as máquinas não podem fazer. A capacidade de formar um julgamento sobre um tópico englobando aspectos morais e éticos ainda é uma exclusividade humana. Por outro lado, o exercício de curadoria também é fundamental. Assim, profissionais capazes de discernir quais informações são confiáveis ​entre notícias falsas e propaganda são essenciais para as organizações. Essas competências são do mesmo modo úteis na vida pessoal e cotidiana.

6. Consciência cultural

Os ambientes de trabalho são cada vez mais diversos, tendo em vista a mobilidade global e o aumento dos locais de trabalho multiculturais. Dessa forma, é preciso ter capacidade de interagir, trabalhar e desenvolver relacionamentos significativos com pessoas de diversas origens. Além disso, as empresas operam além das fronteiras internacionais, e é importante que todos sejam abertos a outras culturas, idiomas e etnias. Em contrapartida, essas competências habilitam a criar produtos e serviços para diferentes geografias e grupos sociais.

7. Foco e gerenciamento do tempo

Estamos todos com déficit de atenção! Por isso, desenvolver competências de foco nas atividades e boa gestão do tempo é primordial. Isso aumenta a produtividade e ajuda a tomar melhores decisões de curto e longo prazo. Existem diversas técnicas de gerenciamento do tempo, por exemplo, que facilitam a jornada laboral. Da mesma forma, saber manter o foco é um diferencial relevante no mercado hoje.

8. Criatividade e flexibilidade para mudanças

As empresas voltadas para o futuro exigem novas formas de pensar, e a criatividade é fundamental para a inovação. Em primeiro lugar, não é mais possível pensar em negócios que se mantém por anos no mesmo patamar. Empresas que não inovam deixam o mercado. Em segundo lugar, é preciso saber adaptar-se a essas mudanças. O que funcionou ontem não é necessariamente a melhor estratégia para amanhã, portanto a abertura para “desaprender” também é importante.

9. Colaboração e liderança

Essas competências não são nenhuma novidade – valem hoje e sempre. A habilidade de trabalhar em equipe é um dos pilares dos novos tempos, ainda mais nos casos de distâncias geográficas e interação on-line. Por outro lado, a liderança deve compreender como inspirar todos os colaboradores em um ambiente diversificado e multicultural, mantendo o foco do negócio em todas as atividades.

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Edição: Svendla Chaves – jornalista

Imagens: Creativeart/Freepik