Não é possível pensar em futuro nos negócios sem pensar na transformação digital. Saber qual caminho seguir, no entanto, ainda é um obstáculo para muitas empresas. Os investimentos em tecnologia em geral são altos e dependem de um bom planejamento. Nesse sentido, a Lean Digital Transformation apresenta-se com uma estratégia segura para obter a excelência operacional.
A Lean Digital Transformation está pautada pela busca das melhores soluções para oferecer mais valor ao cliente. Por outro lado, mantém o foco na produtividade e na economia de recursos. Os princípios do Lean – satisfação do cliente e não desperdício – são fundamentais para definir a evolução digital de qualquer empresa. A condução do negócio no mundo digital precisa envolver modelos de lideranças, estruturas corporativas e mudanças culturais.
Lean Digital Transformation
– Foco nos resultados
Vemos várias empresas embarcando em ondas tecnológicas por “modismo”, porque “todo mundo está fazendo assim”. Como resultado, muitos negócios naufragam por investir milhares de recursos em ferramentas que não apresentam ganhos equivalentes, porque não houve o mapeamento correto do fluxo de valor ou dos processos envolvidos. É nesse eixo que a Lean Digital Transformation se diferencia, ao promover uma relação mais adequada de custo-benefício.
A Walmart Brasil anunciou na semana passada que vai encerrar seu e-commerce no país. Sem dúvida, a decisão era esperada, já que desde 2017 o serviço operava apenas como marketplace, sem vendas próprias. Logística e distribuição são alguns dos fatores atribuídos à dificuldade da empresa em fazer esse modelo de negócio prosperar. Quanto foi investido nos oito anos de operação do e-commerce da rede? Segundo nota da empresa, a operação hoje representa uma parcela mínima das vendas totais, e uma nova estratégia omnichannel será anunciada. Um case para acompanhar.
Lean Digital Transformation – Fazer melhor
Em primeiro lugar, a transformação digital deve ser vista como uma forma de fazer melhor, não como um mero diferencial de marketing. A tecnologia correta reduz o desperdício na linha de produção, permitindo manutenção remota, análises preditivas e logística inteligente. Em seguida, precisa ser avaliada como uma mudança cultural – esta que sempre destacamos como primordial na filosofia Lean.
Ao analisarmos o Lean Six Sigma, percebemos que a metodologia sempre esteve voltada à gestão baseada em dados. Isto é, a redução das falhas é obtida por ferramentas e métodos estatísticos, ancorados em informações oferecidas pelo próprio processo. Dessa forma, as tecnologias digitais atuam de forma sinérgica com o Lean Six Sigma, amplificando resultados. Conforme análise da consultoria Bain & Company, a Lean Digital Transformation pode duplicar a economia dos esforços tradicionais do Lean.
Além disso, a consultoria destaca que as empresas que usam ferramentas digitais conjugadas com o Lean têm mais rapidez no tempo de retorno. Os recursos tecnológicos usam dados e conectividade para evitar os mesmos desperdícios visados pelo Lean. Ou seja, defeitos e atividades desnecessárias de transporte, estoque, processamento e produção, entre outras. Sensores trabalham a fim de permitir amostragens em tempo real, ao passo que as simulações otimizam os cronogramas de produção.
Lean Digital Transformation – Mudança cultural
A transformação digital deve visar o todo da empresa, considerando aspectos internos e externos. Assim, processos, tecnologias e pessoas são engrenagens que devem ser integradas. Com efeito, máquinas e números são mais facilmente administráveis que o capital humano, para o qual as mudanças precisam de mais tempo e dedicação.
Com a Lean Digital Transformation, o desenvolvimento de competências é tão ou mesmo mais importante que a introdução de tecnologias. Como consequência, aprender a aprender, cultivar a melhoria contínua e garantir a conformidade dos processos são aspectos primordiais para que o método funcione – e esses quesitos são considerados em seu desenvolvimento. Em suma, a integração das pessoas com os processos e ferramentas deve ser gradual e promover efetiva mudança de cultura.
Como em todo o processo de implantação Lean, a principal adesão necessária pode ser também a mais difícil: a das lideranças. O jeito “antigo” de fazer negócios não se aplica à transformação digital. Pelo contrário, é preciso desfazer-se de dogmas corporativos ultrapassados, encarar o risco e criar métodos confiáveis de gerenciamento, baseados em dados.
Lean Digital Transformation – Agilidade e sustentabilidade
Startups e empresas que já nascem como digitais têm uma profunda vantagem competitiva em relação aos negócios tradicionais. Antes de tudo, não carregam em si estruturas arcaicas e pesadas, que são difíceis de mudar. Por outro lado, têm a tecnologia em seu DNA, atuando desde o início sobre bases digitais.
Dessa forma, empresas “analógicas” precisam adaptar-se às exigências de agilidade trazidas pela transformação digital. Nesse sentido, a Lean Digital Transformation atua como um vetor extremamente positivo, ao estruturar-se no conceito de negócios enxutos. Ao mesmo tempo, seu foco no fluxo de valor proporciona mais sustentabilidade aos investimentos em tecnologia. Conhecer o cliente, saber o que ele deseja e priorizar esforços com esse direcionamento garante mais segurança nessa transformação. Com toda a certeza, os negócios tradicionais precisam se reinventar, seja porque a concorrência pressiona, seja porque o consumidor já é outro. A padronização de processos indicada pela Lean Digital Transformation permite maior rapidez e economia nas decisões. Em contrapartida, os princípios do Lean de melhoria contínua se alinham à necessidade de constante atualização apresentada pelo novo cenário digital.
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Edição: Svendla Chaves – jornalista
Imagens: Gerd Altmann/Pixabay e Vectorpouch/Freepik
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.