Basta um clique. Essa é a distância (ação?) que separa Você do consumidor. O site, o blog e todos os seus perfis em redes sociais foram estruturados corretamente, assim como manda o figurino: Google Analytics, SEO (Search Engine Optimization). As páginas estão harmônicas, a empresa já usou o budget de campanhas e até agora converteu poucos cliques em vendas. Afinal onde estamos errando? Algo de forma conjunta e adequada faltou em relação aos seus objetivos, desafios e estratégia de cada área envolvida na gestão do negócio.
Independentemente da área de atuação, o objetivo é gerar negócios, onde a satisfação do cliente e lucratividade serão meros efeitos, seja um serviço, um produto ou “apenas” uma ideia. Então, era isso, é fundamental o alinhamento de algumas frentes chave no mundo corporativo: Excelência Operacional, Business Intelligence e Marketing Digital.
Na prática, Business Intelligence é uma forma construtiva envolvendo Pessoas, Tecnologias e Métodos, que vai nos ajudar a identificar e entender cada oportunidade como um todo, desde o processo de criação, produção, falhas e erros, estudos, análises, planejamento, resultados, avaliações e considerações de cada elemento implicado no negócio.
Tudo isso junto gera uma gama de dados a qual será mapeada pelo Marketing, que contará com a ajuda não só de alguns elementos da empresa, mas que em tese e fundamentalmente, precisará da participação e colaboração de todos, que fazem a razão de ser da organização, a qual têm no seu bojo a expectativa dos melhores resultados, e, isso significa, sem sombra de dúvidas, atender às expectativas dos seus clientes (internos e externos). A isso, sinteticamente, damos o nome de Excelência Operacional.
É pouco provável que haja uma empresa bem sucedida, a qual não tenha uma Estratégia que envolva todos os colaboradores e aponte como cada uma pode ajudar, talvez um bom exemplo disso seja a Toyota em função de seus princípios não só de operação, mas de ética e integridade, onde funcionários, executivos, fornecedores e sociedade como um todo alcançam benefícios mútuos.
Falar da Toyota, em minha opinião, é quase como falar daquilo que já foi futuro e hoje é o presente no sentido de avanço tecnológico e organizacional com vantagem para todos. Em breve, um post sobre isso deverá estar pronto…
Finalmente, este conjunto de informações deverá se transformar em ações operacionais e estratégicas, embasadas de forma muito mais consistente nos resultados das análises elaboradas.
A integração então se faz presente, via Marketing Digital o qual deve ser o responsável por utilizar as diretrizes estabelecidas junto aos canais e mídias digitais estabelecendo campanhas e direcionando esforços para que os resultados possam, rapidamente, ratificar a Estratégia definida. O ciclo então continua com a obtenção dos dados obtidos pelos esforços mercadológicos, os quais serão convertidos em informação relevante para a tomada de decisões e e definição de próximos passos de atuação junto ao mercado dando continuidade ao ciclo de negócios o qual deverá proporcionar mais vendas, e, é claro, satisfação a todos.
É essa integração, que proporciona o tão sonhado clique.
Pense nisso!
Quer saber mais sobre melhoria de processos e Marketing Digital para alcançar a Excelência Operacional? Fale com a gente!
E siga o Excelência em Pauta no Facebook!
Edição: Viviane Zanardo Lancellotti
Profissional de Excelência Operacional e Business Intelligence!
Sou um eterno aprendiz ou seja um pseudo-Engenheiro e Administrador de Empresas, embora nunca tenha sido um exemplo de “excelência” em Matemática, ao longo dos anos passo a maior parte do meu tempo tentando aprender a mesma e, particularmente, a estatística uma vez que, salvo muito engano, é ela que rege nossas vidas na busca da Excelência seja como pessoa ou como profissional.