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Por que usar Marketing Analytics?

Google Analytics, Adobe Analytics, Big Data Analytics… Essa palavrinha tem aparecido cada vez mais no dia a dia das empresas. Mas o que é o Analytics e como ele pode ajudar nas estratégias de marketing?

Analytics é a função de coletar e processar dados de forma a facilitar a tomada de decisões na empresa, utilizando algoritmos e criando análises preditivas. Com recursos matemática e estatísticos, tornou-se atividade ainda mais necessária com o advento do Big Data – organizar informações e extrair delas conhecimento é a palavra de ordem do momento. As ferramentas de Analytics podem ser usadas em qualquer segmento e ganharam reforço com a Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things), que agrega a tecnologia dos sensores como forma de obter dados, desde a velocidade de uma bola até análises de DNA.

No marketing, o termo se difundiu com velocidade após a Google oferecer o Google Analytics, ferramenta que congrega informações sobre os visitantes de sites, com o objetivo de aumentar a efetividade do marketing digital. Mas o uso de Analytics nas estratégias de marketing não se limita às iniciativas on-line: é sim um meio de obter resultados mais eficazes e precisos em todas as ações mercadológicas.

Para conhecer o seu cliente

Esse é o primeiro e talvez principal benefício do Marketing Analytics. Tudo o que o seu consumidor faz ao longo de um dia oferece informações sobre suas preferências, hábitos e formas de agir. Conhecer o seu cliente é saber como ele toma decisões – e este é um conhecimento essencial para conquistá-lo, certo?

Assim, registrar esses comportamentos, seja on ou off-line, e processá-los de maneira a compreender a jornada de compra é medida necessária para criar estratégias que levem a resultados concretos. O uso de Analytics em sistemas de CRM, marketing de relacionamento e marketing direto, reunidos à análise de atitudes digitais, proporciona ao seu negócio um retrato autêntico das motivações dos consumidores, permitindo fazer previsões e criar ações que tenham real eficácia.

A definição de quais ferramentas de Analytics devem ser usadas em seu negócio depende dos canais que você estabelece com o seu cliente. Quais são seus pontos de contato? Quais informações devem ser processadas? Quais interessam realmente para aumentar a efetividade das ações de marketing?

Para aprimorar seus produtos e serviços

Suas ações mercadológicas não estão restritas “ao lado de fora” da empresa, e isso está expresso em dois dos quatro Ps do marketing: produto e preço. Os dados obtidos e processados por meio de Analytics servem também para que seu negócio possa ser aperfeiçoado. A partir de avaliações estatísticas do comportamento do consumidor e do mercado, é possível entender por que determinado produto não obtém bom desempenho e o que é preciso mudar fazer para que ele tenha uma melhor performance.

A satisfação do seu cliente também deve ser uma das principais métricas a ser analisada. A frase “escute o seu cliente” já é um clichê, mas com Analytics ela mais do que nunca pode ser colocada em prática. Criar mecanismos para colher opiniões e avaliações dos clientes é uma excelente forma de saber o que pensam do seu produto ou serviço – e agora isso pode ser feito de forma massiva, on-line, economizando recursos e conseguindo informações mais exatas.

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Para otimizar investimentos

O site está lindo, a empresa investe em redes sociais, em propaganda off-line… mas nada funciona. O que estamos fazendo de errado? Essa é uma das mais importantes perguntas que o Marketing Analytics pode responder. Cruzando informações, ferramentas de Analytics permitem rastrear de onde vem seu faturamento e quais ações trazem mais lucro. Se antes muitas ações de comunicação se perdiam na capacidade intangível de melhorar a imagem do negócio, hoje quase tudo pode ser medido.

As interações nas redes sociais, as páginas mais ou menos visitadas do site, o comercial de TV que ninguém viu, a panfletagem que encheu a loja: tudo pode ser medido. Tarefa essencial nesse trabalho é ter em mente que não adianta medir sem processar. Não crie longos questionários e sistemas de monitoramento se você não vai usar essas informações. Foque no que fala sobre resultados. Lembre-se de que medir o ROI de forma eficiente é a chave para saber se seus investimentos estão valendo a pena.

Para prever o futuro

Quem não gostaria de ter uma bola de cristal e saber o que vai acontecer com o seu negócio no futuro? A partir das ferramentas de Analytics, isso é cada vez mais possível. Com a criação de um histórico mercadológico, pode-se estabelecer tendências de comportamento do consumidor ou do mercado. Essas análises facilitam e dão segurança à tomada de decisões. Uma empresa conectada com seus clientes, que dá atenção às suas preferências e suas particularidades, que compreende suas mudanças, tem mais condições de criar produtos e serviços que atendam a suas necessidades. As análises preditivas também permitem avaliar de forma mais concreta que mensagens devem ser emitidas para alcançar mais pessoas da forma correta.

Cuidados no caminho

Como em qualquer área de negócio, é preciso se estar atento às singularidades de sua atividade para evitar o uso de recursos desnecessários. Embora o Marketing Analytics esteja na moda e muitas sejam as ferramentas disponíveis para as empresas, o melhor caminho é entender exatamente quais informações devem ser recolhidas e processadas de forma a gerar mais receitas.

Para isso, mais do que tecnologia – que, se mal usada, pode ser dispendiosa e inútil –, é essencial contar com o apoio de profissionais que compreendam os conceitos de marketing, business inteligence e excelência operacional, porque de nada serve ter um mar de informações e nele morrer afogado. Investigue as métricas mais importantes para seu negócio e busque especialistas da área. Nós podemos ajudar você!

Edição: Svendla Chaves – jornalista

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